A revolta dos dentinhos, agita a saúde bucal de Pomerode SC

12 votos

A Equipe de saúde bucal de Pomerode SC tem apostado na educação em saúde como instrumento de prevenção e consolidação da saúde no município.

Suas ações tem como primeiro foco a identificação de riscos à saúde bucal em escolares dos estabelecimentos de ensino de primeiro ao oitavo ano em toda a sua área de abrangência municipal.

Durante o processo de avaliação são realizadas também orientações de higiene bucal e aplicação de fluor.

Após a avaliação, os pais e responsáveis são comunicados da atividade através de uma correspondência enviada com parceria da escola que sugere que os mesmos procurem atendimento odontológico, intensifiquem ou deem continuidade de suas práticas preventivas (escolação, uso de fio dental, visita regular ao dentista, etc…)

Ao serem identificado os riscos de doença bucal, os casos mais graves ganham prioridade na atenção dos odontólogos na unidade de saúde de refência daquela escola onde o aluno faz parte. E seguem tendo um acompanhamento permenente no ESF mais próximo.

Todo este trabalho é monitorado estatisticamente o que serve de instrumento de gestão para a continuidade do projeto. Já observa-se melhora no quadro de adoecimento em algumas regiões, em outras denota-se a necessidade de implantação de mais equipes para dar conta da demanda existente e uma maior atividade de prevenção, bem como a fluoretação da água, já que algumas regiões destas a população ainda consome água de poço.

Num trabalho integrado com as equipes de ESF os odontologos vem promovendo saúde bucal pra valer!

 

 

Agora temos ampliado a publicização destas atividades a partir da integração deste coletivo ao grupo de trabalho de humanização municipal, que se reune mensalmente, sendo uma vez em cada uma das unidades de saúde de Pomerode.

O grupo tem apostado na estratégia de subgrupos temáticos disparando ações em relação a:

 saúde do homem,

 fortalecimento dos conselhos locais de saúde,

 acolhimento na atenção básica,

 saúde da mulher, numa parceria com o projeto Aconchego que tem por meta promover um pré natal de qualidade e insentivar parto natural e o aleitamento materno.

Tendo apoio forte da gestão municipal, e configurada num viés inclusivo das diversas categorias profissionais e todos os tipos de serviço que envolvem a secretaria de saúde, este grupo tem se mostrado potente no sentido da autoomia e protagonismo, inclusão e transversalidade no que aposta a Política Nacional de Humanização.

Parabéns a todos que colaboram neste processo e em breve iniciaremos ações voltadas ao trabalhador da saúde entre outras.

Grande abraço, meu respeito e imenso carinho a estes valentes!

Patrícia 

Blumenau SC