Rede Humaniza e formação acadêmica: experimentando…
Ola Pessoal da Rede…
Mesmo estando a um bom tempo sem escrever por aqui, continuo ligado na potência desse espaço. Gosto de utilizá-lo quando sinto necessário e quando acho que vai funcionar pro meu trabalho no SUS, na Saúde Mental, na psico… como mencionei num post anterior, considero que o espaço atua com uma função apoio e assim o utilizo.
Enfim, como em minha última postagem, pensei na rede humaniza em relação à formação academica. Sou professor de uma disciplina de Introdução à Psico da Saúde (4º semestre) onde trabalho conteúdos relativos à saúde coletiva, saúde mental, e outras noções que conhecemos e que circulam por aqui.
Uma questão que me faz pensar relativa a minha prática, é a avaliação. Aos alunos uma palavra que produz diferentes efeitos, muitos deles negativos que os fazem atentar-se mais ao que "vai cair na prova" do que em seu processo de aprendizagem em ver o que pode ter de bacana nas discussões que fazemos… Então tento utilizar a avaliação como dispositivo pra aprendizagem, tentando sair da lógica de controle e medição, da emissão de registros, do aprender sem conexão com as coisas que tem vontade, etc…
Aí que entrou a Rede humaniza: pensei nela como um espaço onde os alunos pudessem interagir entre eles e com outros…
Apresentei uma série de textos meus não teria espaço para o trabalho em sala e deixei que escolhessem de acordo com suas preferências… escolheram, estão lendo, e solicitei que fizessem um post na Rede apresentando-se e falando do que estudaram , do que chamou a atenção, do que os mobilizou o tema… Enfim, solicitei que puxassem conversa pela rede a partir do texto escolhido.
Vejamos no que dá!!
Assim, logo o pessoal (são 20 estudantes) estará puxando conversa por aqui e gostaria de solicitar a quem se interessar pelo que escreverem que possa ajudar nessa construção de conhecimento que estão fazendo…
Aos alunos da disciplina que lerem esse post, desejo que sejam bem vindos a rede humaniza…
Abraços
Douglas Casarotto de Oliveira
16 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Pois é Ricardo, que bom que essa e outras iniciativas são bem vindas nessa rede. Quando pensei nessa forma de atuar na Redehumaniza fiquei com aquela sensação de estranhamento: será que posso utilizar a rede assim, será que não fica "fora de proposito", será que o pessoal que administra não vai barrar esse uso (veja as coisas que passam na cabeça do ser). Mas pensando no que sei, penso, pratico sobre rede, pensando inclusive em algumas noções que tu me apresentaste sobre rede ("multiplicidades conectadas de agenciamentos heterogeneos", tecnologia de conversação, etc) resolvi inventar e ver no que dá. Afinal, as redes são pra serem inventadas de acordo com as necessidades, não é?
Vamos ver no que dá, nos efeitos pros estudantes, pra rede, pra mim.
Obrigado pela força.
Abraços
Por patrinutri
Uma rede que se transversaliza em outros espaços, potencializa a conexão, integra as muitas redes em favor do SUS!
Seja muito bem vindo Douglas e todo o grupo de estudantes num espaço que é de pleno uso. Só o que não pode é atentar contra o patrinônio social : O SUS!
Grande abraço,
Aguardamos este coletivo ansiosos!
Patrícia S C Silva
Grupo de Cuidadores da RHS
Blumenau SC
Por Cláudia Matthes
me ocorreu lembrar aos teus alunos a questão dos post que ficam na fila de votação até que a votação atinja 10 pontos.
De qualquer forma acredito que pelo blog deles eles possam ir acompanhando os comentários nos posts.
Obrigada por potencializar ainda mais essa rede de afetos
com carinho
Cláudia Peju
Oi Claudia, tudo bem?
Falei em sala de aula sobre a necessidade de 10 votos para o post ir pra página inicial da rede. Mostrei como se faz e que somente algumas pessoas podem "votar"…
Essa discussão teve um efeito bem interessante, teve alguns que mencionaram que iam fazer um post legal pras pessoas votarem, outros falaram da importancia de pessoas que conhecem o tema votarem, assim as leituras e comentários sobre o que escreverem serão de pessoas que entendem e podem contribuir para sua aprendizagem… enfim.
Agora estou aguardando o pessoal escrever. O prazo do pessoal é até terça que vem.
Abraço
Douglas
Por Ricardo Teixeira
Douglas,
O seus alunos que estão publicando e comentando, enfim, participando ativamente da RHS, podem se tornar votantes se quiserem. Basta que você nos envie (via lista da RHS) os respectivos emails e nomes de usuário com que se cadastraram na RHS, que nós lhe conferiremos a permissão.
Em breve, isso será feito automaticamente pelo sistema: todo aquele que tiver um post publicado promovido à página principal (+ de 10 votos da comunidade), será automaticamente promovido à condição de votante. Por enquanto, fazemos manualmente, sem problemas…
Outra sugestão: marquem todos os posts publicados pelo grupo com uma tag comum (por exemplo o "Entrando na rede" que você utilizou neste post disparador/anunciador do movimento). Assim, tudo que for produzido por aqui, relacionado a esta proposta do curso, pode ser reunido num único blog: o blog "Entrando na rede", que será apresentado clicando nesta tag. Você sabe como é.
Qualquer outra necessidade de apoio na Rede, estamos aí!
Bom trabalho!
Abraços,
Ricardo
Douglas já te falei o quanto gostei da ideia, mas agora como integrante da rede, passeando, lendo os comentários, não posso deixar de postar aqui o que penso. Nessa experiência o que achei de mais interessante é o fato dos alunos produzirem algo que não terá o simples objetivo de ser corrigido pelo professor e gerar uma nota, mas sim algo que possa ser acessado por outras pessoas, comentado, discutido, criticado, pensado, enfim…e isso com certeza potencializa qualquer processo de aprendizagem! Nos tira desse lugar de ‘Copiadores’ como diz a Estamira e nos coloca em um lugar de produtores, de movimentadores de uma rede.
Parabéns!
Por Cláudia Matthes
esse é um novo lugar para a gente apreender com as novas experiências.
Um grande e afetuoso abraço
Cláudia Peju
Por Ricardo Teixeira
Curti demais seu comentário, Thatiane!
Oi Thati,
Bem vinda a mais essa rede.
Que tal um post pra te apresentar e falar um pouco de tua grande implicação com o SUS, a Reforma, etc…
Também acho legal colocar o link do teu blog pois certamente o pessoal daqui tem a contribuir com essa construção que estamos fazendo na clínica escola e que tu escreve por lá.
Abraço
Douglas
Esperamos o endereço do teu blog, Thatiane!
Iza
Coletivo de cuidadores da RHS
Por Rejane Guedes
Caro Douglas,
Sua iniciativa é o presságio de muitas brisas para arejar o espaço da redehumanizasus.
Os alunos são bem vindos, com seus olhares, dizeres e fazeres ,que enriquecerão os diálogos nesse rico espaço interativo.
Aproveito para convidá-los a comentar em outros posts que já estão na rede. Há temáticas muito importantes que circulam por aqui.
Com certeza vários posts serão reanimados, muitas idéias adormecidas ressurgirão.
Rejane Guedes- Natal/RN
Oi Douglas,
Emilia
Por Luciane Régio
Retomo o pedido do Ricardo. Envie os emails dos alunos, que gostariam de ter permissão de voto nos posts. Isso não significa que participarão das discussões do "grupo" (entendo que nem todos tem interesse em receber os emails via-grupo… apesar de ser suspeitíssima a dizer que nossas discussões "lá" também são mara!). Eles só participarão da lista de discussão se assim desejarem (tb), ok? Falo isso, porque já entendi que muitas pessoas estão em outras listas de discussões e não querem mais uma 🙁 Só que, tendenciosamente falando, essa… a "nossa", não é mais uma, já fazemos a diferença por algumas mobilizações em defesa do SUS – contra a privatização, por exemplo. E, questões de Saúde Mental estão quentíssimas e se encaminhando! O convite por enquanto é para votar nos posts e se… desejarem… para o grupo. Entende?! Outro assunto é a rede ser livre, não há isso de "barrar", muito pelo contrário, o que é postado serve para conversas, fóruns. Falando nisso, o (projeto) Itaca cabe perfeitamente aqui… ainda que queiram manter a discrição. Tem tudo a ver, irão encontrar muitos parceiros na rhs… já faz tempo que digo isso. Experimente(m)!!!!
A rede esquentou com a chegada de todos os alunos!!!!
Abração, Lu
Por Shirley Monteiro
Douglas,
Parabéns pela capacidade de como Professor, ter a sensibilidade e criatividade pedagógica, para esta metodologia super ativa, participativa que voce está trazendo aos teus alunos; e para a RHS !!
Brilhante Idéia. E estou amando ver a Rede com tantos e muitos Posts sobre Saúde Mental, que maravilha !
Fiz meu mestrado em Atenção Básica em SM na Comunidade a partir de um PSF, e sua equipe. Meu orientador foi o Eymard Mourão Vasconcelos, e buscamos trabalhar com formas de Educação Popular em Saúde, e Antropologia do imaginário. Sou Psicologa Junguiana, e Jung era aberto a estas transdisciplinaridades.
Por isso, comecei hoje a trocar umas idéias com as tuas alunas e alunos.
Um abraço ! e digo: A RHS TE AGRADECE PORQUE VOCE ESTÁ CONFIRMANDO QUE A PNH TRABALHA MESMO NA TRANSVERSALIDADE COM AS DEMAIS POLÍTICAS DO SUS- No caso desta turma que trazes, com
a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde !!
Abraço !
Shirley Monteiro.
Da Equipe de Cuidadores da RHS
Parabéns pelo vasto conhecimento exposto para que tenhamos a grande oportunidade de ler e enriquecer nossos horizontes.
Sou acadêmica de Pedagogia quero ganhar mais conhecimento e experiências. Sou 100% SUS.
Abraço.
Por Ricardo Teixeira
Caríssimo Douglas,
Fico feliz em reencontrá-lo, mais uma vez, nesta Rede, ajudando a reinventá-la a cada nova experimentação!
Você não imagina como essa sua iniciativa (e seu comentário sobre ela) vem a calhar, nesse momento, em que estamos pensando em realizar novos investimentos e desenvolvimentos para tornar nossa RHS ainda mais potente para os inúmeros usos que podemos fazer e temos efetivamente feito dela!
Logo no começo do post, você diz: "considero que o espaço atua com uma função apoio e assim o utilizo". Esse é um dos usos da RHS que desejamos turbinar cada vez mais! Acho que há uma experiência de apoio e matriciamento única que se dá nesta nossa Rede. Por isso, fico muito feliz com essa sua explicitação…
E sintam-se muito bem acolhidos todos os estudantes de Psicologia de Santa Maria (é isso?) nesta Rede que é nossa!
Grande abraço,
Ricardo