Rede Humaniza e formação acadêmica: experimentando…

14 votos

 Ola Pessoal da Rede…

Mesmo estando a um bom tempo sem escrever por aqui, continuo ligado na potência desse espaço. Gosto de utilizá-lo quando sinto necessário e quando acho que vai funcionar pro meu trabalho no SUS, na Saúde Mental, na psico… como mencionei num post anterior, considero que o espaço atua com uma função apoio e assim o utilizo. 

Enfim, como em minha última postagem, pensei na rede humaniza em relação à formação academica. Sou professor de uma disciplina de Introdução à Psico da Saúde (4º semestre) onde trabalho conteúdos relativos à saúde coletiva, saúde mental, e outras noções que conhecemos e que circulam por aqui. 

Uma questão que me faz pensar relativa a minha prática, é a avaliação. Aos alunos uma palavra que produz diferentes efeitos, muitos deles negativos que os fazem atentar-se mais ao que "vai cair na prova" do que em seu processo de aprendizagem em ver o que pode ter de bacana nas discussões que fazemos… Então tento utilizar a avaliação como dispositivo pra aprendizagem, tentando sair da lógica de controle e medição, da emissão de registros, do aprender sem conexão com as coisas que tem vontade, etc…

Aí que entrou a Rede humaniza: pensei nela como um espaço onde os alunos pudessem interagir entre eles e com outros…

Apresentei uma série de textos meus não teria espaço para o trabalho em sala e deixei que escolhessem de acordo com suas preferências… escolheram, estão lendo, e solicitei que fizessem um post na Rede apresentando-se e falando do que estudaram , do que chamou a atenção, do que os mobilizou o tema… Enfim, solicitei que puxassem conversa pela rede a partir do texto escolhido. 

Vejamos no que dá!!

Assim, logo o pessoal (são 20 estudantes) estará puxando conversa por aqui e gostaria de solicitar a quem se interessar pelo que escreverem que possa ajudar nessa construção de conhecimento que estão fazendo…

Aos alunos da disciplina que lerem esse post, desejo que sejam bem vindos a rede humaniza…

Abraços

Douglas Casarotto de Oliveira