Saúde Mental :um desafio no programa saúde da família

11 votos

 Sou acadêmica do curso de psicologia da FISMA (faculdade integrada de Santa maria/RS).

Foi proposto em sala de aula pelo professor Douglas da disciplina introdução a psicologia da saúde para que escolhecemos um texto ou artigo de algum tema ligado a disciplina e que nos interessasse para discutir em aula e postar para que pudessemos compartilhar com outros colegas e profissionais.

Escolhi o trabalho intitulado "Saúde Mental: um desafio no programa Saúde da família" de autoria de Ana Paula costa machado (enfermeira) e Rejane roesler Mocinho (Mestre em assitênciade enfermagem , especialista em saude pública)docente do curso de enfermagem da UPF , técnica em Ecologia humana da Universidade De Passo fundo .

O trabalho me trouxe questões muito discutidas no meio academico, ele nos fala sobre os limites e possibilidades da atuação dos profissionais das equipes de saúde da família em relação a atenção ao portador do sofrimento psíquico no contexto familiar , buscando a inclusão de profissionais e técnicos no programa juntamente de um psicólogo .

No RS aonde foram coletados os dados para esse trabalho , existem muitos programas bons que visam a saúde da família mas ainda existem a falta de alguns profissionais junto a equipe.

A família também sofre o preconceito da sociedade em torno da doença mental por isso acredito que os programas que priorizam a saúde da família , nos anos 90 surge o programa saúde da família (PSF) um modelo de assitência que predomina no pais , tinha suas práticas centradas no atendimento terciário ,tendo hospital como meio e fim dos cuidados ao doente .

Buscando a reorganizaçao do modelo tradicional vigente o ministério da saúde em 1990 institui uma nova proposta de atenção a saúde representada pelo PSF criando assim um vínculo entre profissionais e usuários .

O profissional acaba por se aliar a família para cumprir sua missão , comprometimento da mesma , inserida no seu contexto cultural, respeitando as prioridades e cultura de cada família assistida pelo programa .

O programa atualmente se chama ESF (Estratégia Da Saúde da família )que tem o mesmo objetivo a reabilitaçao psicossocial deste sujeito em sofrimento psiquico e sua família , admitindo a ideia que nao podemos trata-lo isoladamente , e sim em conjunto com sua família dando -lhe condições para que tenha sua autonomia e viva com dignidade .

Esta leitura me fez repensar muitas situações em que a ética e a justiça acabam se confrontando , mas contudo que é possível trabalhar a família resgatando a vontade de bem-estar e a busca por uma vida saudável espero que minha leitura também os questione e os emocione assim como aconteceu comigo agradeço pela oportunidade de falar sobre um texto tão interessante e colocar meu entendimento enquanto estudante e poder aprender muito mais