Brusque retorna à roda!

12 votos

Realizamos um encontro de planejamento com a gestão da SMS de Brusque SC em 13 05 2011 com o intuito de retomar as aproximações com a Política Nacional de Humanização.

Assim tendo como disparador das ações realizamos em 08 06 2011 um encontro com as coordenações das unidades de saúde do município envolvendo gestores, trabalhadores de saúde em especial, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. além de integrantes da gestão, dentre eles a articuladora da humanização no município Graziela Sestari e a articuladora de Educação Permanente Michele Manzon e a Coordenadora de Atenção Básica Enf Luciane.

Na ocasião a Diretora de Saúde Sra Honorina Silva iniciou os trabalhos falando sobre a visão da gestão sobre a relevância desta política pública para o bom desenvolvimento do SUS no município.

Desenvolvemos neste dia uma oficina sobre co gestão utilizando metodologias ativas construindo com o grupo conceito, estudo do organograma da Secretaria Municipal de Saúde, relação de equipe de trabalho, espaços de reunião das equipes, formação de coletivos de análise do processo de trabalho, exercício de poder e busca de consensos.

A presença da Secretária Municipal de Saúde Maria Aparecida Belli em sua fala de encerramento dos trabalhos avalizou o envolvimento do grupo no sentido de implementar os dispositivos da PNH em Brusque.

A partir de agora os presentes ao encontro tem a responsabilidade de replicar o que aconteceu na oficina aos seus colegas de equipe que não puderam comparecer e debater quais diretrizes da PNH poderiam ser aplicadas em seu espaço de trabalho.

Aguardamos estes desdobramentos para dar sequencia as atividades que já estão marcadas para 06 07 2011.

Patríci S C Silva

Blumenau SC