Humanização é foco do Congresso Amazônico de Saúde

11 votos

O II Congresso Amazônico de Saúde e Qualidade de Vida,  recebeu a coordenadora nacional Carminha Carpintéro para uma palestra sobre a PNH.

 

 “A Humanização no contexto da saúde” foi o tema do evento, que aconteceu de 6 a 10 de junho na Universidade do Estado do Pará, em  Santarém – PA, com a participação de estudantes da Universidade Estadual do Pará dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Música, bem como profissionais da saúde. A humanização e ética em saúde foi o tema central dos debates, contribuindo com a formação crítica sobre a realidade regional no que se refere ao desenvolvimento da saúde, interação de diferentes áreas de atuação, incentivo ao desenvolvimento e divulgação dos trabalhos de pesquisa, iniciação científica e extensão

 


Carminha foi também moderadora da mesa redonda sobre “A efetividade dos programas do SUS no contexto da Amazônia”. A usuária Conceição representou o Conselho Municipal de Saúde na mesa, que contou também com a enfermeira Cleuci CAmpos representando 9ª regional de saúde e a psicóloga Daniela Fortes coordenadora do GTH do Hospital Regional do Baixo Amazonas. A coordenação estadual de humanização foi representada pelo servidor Sandro Cavalcante que participou da  Formação de Apoiadores da PNH em 2009 e 2010.

 

      Um dos grandes desafios discutidos pelos integrantes da mesa para a efetividade dos programas do SUS no contexto da Amazônia foi a administração dos recursos, cuja distribuição não leva em consideração as dificuldades peculiares da região, como por exemplo, o deslocamento  até os municípios que se dá por meio dos rios. Para a coordenadora nacional da PNH a participação foi importante pois é preciso ocupar espaços de formação dos futuros profissionais de saúde.