Especialista francês em Saúde e Trabalho falará aos trabalhadores da Saúde
No dia 29 de junho, o Ministério da Saúde promoverá uma roda de conversa com o sociólogo francês, referência em ergologia, Pierre Trinquet. A proposta é que os trabalhadores do Ministério reflitam sobre seus processos de trabalho e os espaços de produção coletiva e debatam o significado e importância de seu trabalho para si, para a equipe na qual estão inseridos e também para o SUS.
A atividade será mediada pela estudiosa do tema Saúde e Trabalho e ex-consultora da Política Nacional de Humanização Beth Barros e acontecerá no auditório do Edifício Premium do Ministério da Saúde em Brasília – DF às 14h, com entrada franca.
Trinquet é professor do Departamento de Ergologia – análise pluridisciplinar de situações de trabalho da Université de Provence, França. A ergologia estuda a atividade de trabalho e visa compreender e transformar positivamente o trabalho.
A vinda do sociólogo a Brasília é uma parceria entre a Política Nacional de Humanização do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES/SAS), o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/SGTES), a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT/SVS), o Grupo de Valorização do Trabalho e do Trabalhador do MS – Coletivo MS e o Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília – NESP-UnB.
Participe!
Roda de conversa sobre Saúde e Trabalho
Dia 29 de junho, quarta-feira às 14h
Auditório do Edifício Premium do Ministério da Saúde
Brasília – DF
Por Shirley Monteiro
Olá Mariella,
Este realmente tem sido um tema instigante e cada vez mais necessário. No I FÓRUM de Humanização realizado aqui em Natal, com a presença da Carminha Carpintero- Coordenadora Nacional da PNH- (como alguns sabem, mas nem todos ainda); as falas dos profissionais evidenciaram grande concentração nesta temática. Este Forum reuniu muitos trabalhadores novos, do interior do Estado e de Natal que foram contratados nos ultimos dois Concursos da SESAP 2007 e 2010; e vivvenciavam um primeiro evento mais amplo da PNH.
Ao apresentarmos a RHS para eles, naquele 01/06 de forma on-line e ao vivo na tela, era justamente o teu post da CONSULTA PÚBLICA para a nova Política para a Saúde no Trabalho; que estava na primeira página, e assim divulgamos estas preocupações do MS e da PNH.
Ontem na Escola de Saúde CEFOPE-SESAP -RN , junto ao NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA, este tema também foi apresentado na conclusão do nosso trabalho, No Curso de Especialização – Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, outra ação do MS- pela SGTES. E na nossa proposta interventiva, trabalhamos com a interface que transversaliza as tres políticas, PNH, PNEPS e PNST, essenciais à Gestão Participativa construída no Hospital Giselda Trigueiro. A interface é: A produção do trabalho em saúde com produção de subjetividades; ou seja, produção de Vida !! No cotidiano das ações de cuidado, na assistencia e na gestão do SUS.
Gostaria muito de estar nesta tarde em Brasília !
Um abraço, querida !