Sobre Nutrição

10 votos

 O departamento de Agricultura Americano lança nova imagem da distribuição alimentar diária … é o fim da pirâmide, imagem que por muitos anos serviu de modelo para a estruturação das dietas alimentares de diversas partes do mundo.

Enfim a roda ! 

O agravamento dos problemas de saúde da população americana, a epidemia de obesidade e a crise econômica provocou novas mobilizações em relação a imagem da nutrição naquele pais e que com certeza influenciará muitos outros lugares.

Numa história muito recente diversas imagens foram se construindo no sentido da busca de um equilíbrio entre ingesta, atividade física, estilo de vida buscando saúde pela alimentação.

Em 1940:

Em 1956:

Em 1979:

Em 1984:

Em 1992:

Em 2005:

Em 2011:

 Depois de ter elegido Obama, ter chamado Lula de "o cara" e querer copiar o SUS para fazer saúde pública no país, os americanos estão cada vez mais perto do método da roda! Uma nutrição que acontece no prato, com a marca da alimentação como uma atitude social, cultural que se equilibra com a vida e com as relações humanas.

Brincadeiras a parte, espero que enfim possamos deixar de copiar os americanos e construirmos nosso próprio padrão de saúde nutricional.

Veja mais sobre esta notícia em www.choosemyplate.gov/ 

Bom apetite, boa nutrição a todos e todas!

Patrícia S C Silva

Blumenau SC