blog-parto-que-te-quero-perto

10 votos
Acessem o nosso Blog
partoquetequeroperto.blogspot.com
Introdução
 
Nunca se discutiu tanto sobre inclusão social, respeito às diferenças humanas, direitos sociais e cidadania. Esse debate apresenta um grande desafio à humanidade: colocar em prática uma mudança social já!
Essa questão remete há uma nova era na consolidação dos direitos e na luta por uma vida digna, sem discriminação e preconceito de qualquer natureza. Acreditamos que ainda há um longo caminho a ser trilhado no campo das conquistas sociais e no usufruto dos bens coletivos.
No campo da saúde essa realidade não é diferente! É com essa certeza que apresentamos a vocês a Cartilha Caminhos da Inclusão do Pai no Parto, como mais um instrumento em defesa dos direitos dos usuários no sistema público de saúde.
Asseguramos que a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), e a criação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) se expressam como experiências exitosas na concretização dos esforços em busca de um tratamento humanizado na saúde. Nessa mesma perspectiva, o Governo do Ceará sancionou a lei 14.286/2009, normatizando o acompanhante no trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato nos serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada (Ceará, 2009).
Como parte das ações desenvolvidas no sentido de contribuir com a construção de um novo paradigma na saúde, em um momento social que privilegia o tratamento humanizado na prestação dos serviços nesse âmbito, é que o Hospital Distrital Gonzaguinha de Messejana – HDGM, criou o Programa “Parto que Te Quero Perto” como uma iniciativa que busca estimular os companheiros das gestantes do HGMM a se fazerem presentes do início ao fim da gravidez, investindo no contato humano entre profissionais de saúde e usuários do SUS.
Muitos são os desafios desse novo momento social e político no qual se instaura um processo de universalização da saúde, descentralização das ações e participação social, com a emergência da proposta de humanização. Essa realidade se expressa como desafiadora aos gestores, profissionais e usuários da área de saúde que se empenham no sentido de transformar o quadro que se apresenta e fazer valer os direitos assegurados em lei e as conquistas alcançadas nesse âmbito.