Videoconferência Construindo a Política de Educação Popular em Saúde

10 votos
Videoconferência “Construindo a Política de Educação Popular em Saúde e os desafios da participação popular para a 14ªCNS”.
 
A videoconferência é uma ação da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Ministério da Saúde) por meio da Coordenação geral de Apoio à Educação Popular e a Mobilização Social, que contará com a participação de atores sociais de todos os estados do país. Este momento significa uma inovação metodológica que permitirá ampliar a participação dos atores sociais nos debates e proposições acerca da Educação Popular em Saúde.
O objetivo é fomentar o debate sobre a construção da Política Nacional de Educação Popular em Saúde e fortalecer o diálogo entre gestão, serviços de saúde e movimentos sociais. Pretende ainda ampliar a mobilização destes setores por ocasião da 14ª Conferência Nacional de Saúde.
Com a presença de Conselheiros Nacionais de Saúde, do Secretário de Gestão Estratégica e Participativa e de membros dos movimentos populares, a Videoconferência  busca ampliar o debate a respeito da educação popular enquanto vertente educativa capaz de produzir novos significados e ações para o SUS. Pretende-se que esta ação mobilizadora se some aos debates referentes à 14ª CNS, resgatando o papel dos movimentos populares frente às conferências municipais de saúde. 
O sucesso desta ação depende de nossa capacidade de mobilização e participação. Assim, faz-se fundamental que articulemos o maior número de pessoas para comparecerem às salas do DATASUS das capitais e para acompanharem virtualmente a transmissão on-line, enviando suas perguntas e questionamentos através do e-mail disponibilizado na página da transmissão.
 
Data : 08/07/2011
Horário : 09:00h – 12:00h
 
Mesa Redonda – 9:00h ao 12:00h
 
·        Secretário de Gestão Estratégica e Participativa- Ministério da Saúde
·        Representante da Rede Ed. Popular em Saúde
·        Representante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular e Saúde – ANEPS
·        Representante do Conselho Nacional de Saúde
·        Representante do Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde
 
Coordenação da mesa: Reginaldo Alves das Chagas(Coord. Geral de Apoio à Educação Popular e Mobilização Social – DAGEP/SGEP/MS
 
Proposta de metodologia para o espaço:
 
Após a mesa redonda serão realizadas rodadas de falas para participação dos estados através das salas do DATASUS. As falas serão motivadas em torno das estratégias de ampliação da participação popular nos conselhos e conferências de saúde e da  integração da educação popular em saúde no SUS.
 
Esta videoconferência contará com duas formas de transmissão:
 
Transmissão on-line: O evento será transmitido ao vivo pela internet, podendo ser assistido por qualquer pessoa a partir da página da SGEP e do Ministério da Saúde.
 
Videoconferência: Nesta modalidade, os participantes poderão falar diretamente a partir das salas do DATASUS localizadas em cada capital.
 

 Segue em Anexo os endereços e contatos das salas de videoconferência do DATASUS nas capitais.