Itapema registra aumento das ações pelo Sistema Único de Saúde

10 votos

Itapema acumula 1.381.735 em ações e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), no atendimento aos munícipes entre 2008 e 2010. A informação foi divulgada durante a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Itapema, através do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIS/SUS) do Ministério da Saúde. O conjunto de dados do SIS/SUS ainda demonstra o aumento progressivo dos atendimentos ao longo dos anos, que acompanha o crescimento da população no município conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos mesmos anos. O quadro de produção ambulatorial do SUS registra ações de promoção e prevenção de saúde, procedimentos de diagnóstico, procedimentos clínicos e cirúrgicos, além de ações complementares de atenção a saúde.

A Secretaria de Saúde de Itapema coordena os procedimentos e atendimentos do SUS no município. Em 2008, foram registrados na cidade 413.714 procedimentos pelo SUS, seguido de 427.731 atendimentos em 2009. Já em 2010 foram 540.290, que representam um aumento de 26,31% no número de atendimentos realizados pelo SUS em Itapema. Se comparado ao número total de habitantes, o número é equivalente a média de 12 ações de saúde para cada cidadão de Itapema ao ano, ou seja, pelo menos uma por mês.

Conforme destaca o Secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, além de expandir as ações tradicionais como consultas médicas e odontológicas, também houve uma grande expansão das ações de prevenção e promoção. Um dos exemplos lembrados é a implantação de programa Itapema Mais Ativa, com o objetivo de desenvolver ações para todas as idades nas Academias Populares, além de direcionar atividades físicas para grupos de risco, como hipertensos, diabéticos, pessoas com sobrepeso ou com distúrbios osteomusculares.