Compartilhando : PEPIC- RN

10 votos

Com satisfação compartilhamos com a RHS mais um fruto da construção coletiva da realidade em nosso SUS.

Após a consolidação da Política Nacional de PICS, O Rio Grande do Norte é o primeiro estado brasileiro que publicou sua política estadual de Práticas integrativas e complementares em saúde. 

 

PORTARIA Nº 274/GS, de 27 de junho de 2011.
Aprova a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) no Sistema Único de Saúde do RN.
(…)
Esta política, portanto, atende às diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Plano Estadual de Saúde, do Plano de Diretor de Regionalização, do Plano Plurianual e da Programação Pactuada Integrada do SUS no RN.
 
1.1- As Práticas Integrativas Complementares – PIC tem como princípio básico a abordagem de atenção integral à saúde dos indivíduos, pautada no cuidado humanescente. Reserva, na sua prática, um espaço de distinção à relação com o usuário, pois seu exercício estimula a autonomia, a observação de si mesmo e de suas relações com os ambientes físicos, político, cultural e sócial, possibilitando a elaboração de novas atitudes.
 
1.2- Para o RN, consideram-se Práticas Integrativas Complementares: Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura; Homeopatia; Plantas Medicinais e Fitoterapia; Termalismo – Crenoterapia; Medicina Antroposófica; Práticas Corporais Transdisciplinares; Vivências Lúdicas Integrativas.
 
 
Traremos notícias sobre a implementação dessas práticas em novos posts.