Brechó Solidário movimenta o Hospital Escola

13 votos

    O Hospital Escola UFPel/FAU é o único da cidade de Pelotas (RS) que atende unicamente pelo Sistema Único de Saúde. Diferente dos outros hospitais, que tem parte dos pacientes SUS e parte particulares e portanto fica mais fácil investir em melhorias, o Hospital Escola encontra dificuldades diariamente.
   Para arrecadar recursos e investir em algumas necessidades que o hospital possuía, o Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Escola, em atividade desde 2000, criou em 2009 o Brechó Solidário. Com a colaboração da população e dos próprios funcionários, que doaram e compraram as peças, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas. Devido a este motivo e aos diversos pedidos, o Grupo realizou uma segunda edição no mesmo ano e então decidiu tornar o Brechó Solidário um evento permanente no calendário de humanização.
    Sem uma sala fixa para o evento, o Brechó geralmente é realizado em uma sala de reuniões, mas na última edição, realizada nos dias 7 e 8 de julho, ocupou um local que estava vazio, devido a troca de sala de um departamento. Com espaço amplo e mais tempo para organizar as peças, a sala foi transformada em um verdadeiro Brechó.
Em poucos dias o espaço vazio foi preenchido com araras, mesas, caixas e cavaletes.  Com a grande colaboração dos funcionários e da comunidade, que doaram centenas de peças o espaço foi dividido por setores: masculino, feminino, infantil, fantasias, acessórios e bazar.
   Com tantas opções, as pessoas que entravam na sala muitas vezes ficavam em dúvida sobre o que levar, já que um dos critérios para poder contemplar todos os interessados era que cada um poderia adquirir, em um primeiro momento, um número reduzido de peças.
   Outros, porém, já foram sabendo o que buscavam. A Auxiliar de Enfermagem Laiza Dias, estava de plantão no hospital até às 7h da manhã do primeiro dia. Quando estava indo embora, decidiu ficar e esperar o Brechó abrir, às 9h. “Valeu a pena esperar. Comprei só antiguidades, que é o que eu gosto”, comentou.
A aposentada Gilda Silva fez várias doações, resolveu visitar o brechó e acabou adquirindo diversas peças. “Fiquei muito feliz de ajudar doando e comprando. Vou seguir ajudando e pedir para minhas amigas doarem também”, comentou.
    Esta edição do Brechó Solidiário superou todas as expectativas, tanto de doações quanto de compras. O valor arrecadado foi o mais alto de todas as edições anteriores, só no primeiro dia o valor tinha ultrapassado R$ 3 mil reais. No final dos dois dias, o total foi R$ 4.689,55.
    Como em todas as demais edições, o destino da verba será escolhido em uma reunião do Grupo de Humanização. Nestes dois anos de Brechó Solidário muito já foi feito. Foram adquiridas poltronas para a UTI Pediátrica, Clínica Médica, Ginecologia e Endoscopia, cadeiras para acompanhantes, televisores para as salas de Recreação, mesa infantil para o Bloco Cirúrgico, conjunto de mesas para o Refeitório, além de consertos, reformas e humanização dos ambientes.
    Com este evento todos saem ganhando: quem doa, quem adquire e claro, a comunidade, pois ela é a principal beneficiada com as melhorias feitas no único Hospital da cidade 100% SUS.