I Seminário Regional de Humanização

11 votos

 Sucesssssooooooo!

" Vivemos hoje um momento peculiar em que é preciso avançar …." Na direção de maior resolutividade em nossa rede….

RODAS DO QUE RODOU NO I SEMINÁRIO DE HUMANIZAÇÃO …

Caros Colegas, quero compartilhar com vcs…um pouco do que rodou no I Seminário Regional de Humanização em Cacoal…..
A idéia e o desejo sobre a Humanização do SUS nascem com a própria criação, em 2003, da Política Nacional de Humanização. É claro que decorridos oito anos, as motivações e interesses para a sua realização foram se alterando, pois uma marca do HUMANIZASUS é se constituir como uma política aberta, porque dialoga ininterruptamente com o SUS,seus sujeitos,suas construções,seus avanços e seus desafios.
Esse diálogo imprime á PNH mudanças e assim ela vai se alterando, acolhendo e incorporando novos elementos. Neste período, porém, permaneceu a convicção de que não se constrói e fortalece uma política pública sem inclusão de sujeitos, sujeitos no plural, sujeitos no singular. Incluir não pode ser um discurso da moda e o desafio é a sua afirmação como uma prática política. Em outras palavras: nestes oitos anos alteraram – se no tempo as motivações, mas permaneceu irremovível como opção política e como método incluir sujeitos e travar diálogos.
Assim restabelecer, no cotidiano, o princípio da universalidade do acesso – todos os cidadãos devem poder ter acesso aos serviços de saúde – e a responsabilização das instâncias públicas pela saúde dos indivíduos. Isto deve ser implementado com a conseqüente constituição de vínculos entre os profissionais e a população, empenhando-se na construção coletiva de estratégias que promovam mudanças nas práticas dos serviços, onde a defesa e afirmação de uma vida digna de ser vivida seja adotada como lema.
Frente à atual necessidade: O grupo de Apoiadores da Política de Humanização do SUS formada no ano 2010 e demais colaboradores ,no anseio pelo processo educativo formal e informal,dinâmico e continuo de revitalização e satisfação pessoal e profissional, de modo individual e coletivo,buscamos a qualificação,postura ética exercício da cidadania e conscientização,ou reformulação de valores,construindo relações integradoras entre sujeitos envolvidos, realiza o I Seminário Regional de Cacoal Humanizando as Relações na Produção do Cuidado na Saúde”,com o tema: Trabalhando em rede e produzindo Saúde (Redes de Acolhimento)

Veja mais fotos na galeria de fotos da RedeHumanizasus no Flikr. www.flickr.com/photos/redehumanizasus/