Saúde do Trabalhador da Saúde ganha projeto em Timbó!
O grupo de Humanização de Timbó há tempos vem preocupado com falas constantes que aparecem na roda em relação a um projeto que contemple cuidados com a saúde do trabalhador da saúde.
Depois de diversas pesquisas com os trabalhadores tendo como foco o que poderia favorece uma melhora do ambiente de trabalho e de ações que focassem no cuidado com a saúde destes trabalhadores.
Após obter estes dados o grupo realizou um seminário de saúde com este tema contando com a fala do Consultor da PNH Eduardo Mendes Ribeiro.
Depois disso, o grupo se reuniu, aliado com representantes da gestão, em especial da atenção básica, e do NASF e construiu um projeto entitulado:
Projeto de Ação para a Valorização do Trabalhador no Município de Timbó SC.
O projeto foi lançado durante a Conferência Municipal de Saúde do município, buscando não só a publicização do mesmo como também apoio de trabalhadores, gestores e dos usuários do SUS local.
O referido projeto tem como objetivo geral implementar a Política de Saúde do Trabalhador com vistas a Política Nacional de Humanização.
Além disso, tem como focos específicos:
- Construção de espaços de rodas sobre questões que envolvem a saúde e o trabalho;
- Integrar saúde e assistência social a fim de facilitar uma melhor percepção em relação aos pontos de conexão da rede de atenção do SUS;
- Desenvolver ações de cuidado específicos ao trabalhador da saúde;
- Envolver os trabalhadores com a PNH e seus dispositivos;
A proposta metodológica é de realizar oficinas que apostam na formação de multiplicadores para as diversas equipes de saúde para a realização de ações coletivas que envolvam a qualidade de saúde dos trabalhadores.
Temas das oficinas:
Cuidando do Cuidador
Saber Ouvir
Fluxograma Analisador
Trabalho em Equipe
Auto Massagem
Estes temas foram levantados a partir da fal dos próprios trabalhadores e através dos encontros o grupo pretende problematizar os temas e focar a questão da qualidade de vida dos trabalhadores e de saúde dos mesmos.
Além das oficinas o projeto prevê a realização de rodas de conversa com temas sugeridos pelos próprios trabalhadores.
Uma outra ação é um encontro municipal de Saúde da Família trimestralmente,
Instituir nas agendas das equipes um dia da semana para a "Consulta do Trabalhador" que envolve não só médicos, mas os diversos trabalhadores da saúde e suas especialidades (psicólogos, nutricionistas, odontólogos, educador, físico…)
Oficina de técnica de auto relaxamento.
Descoberta de outros talentos
Educação para o exercício físico.
Mas este é apenas um começo, apostamos que o coletivo possa manter este projeto em movimento e novas propostas de ação possa surgir.
Parabéns ao grupo pelo ponta pé inicial!
Patrícia S C Silva
Blumenau SC