Teste de Acuidade Visual beneficia alunos da rede pública de ensino em Itapema

10 votos

A Prefeitura de Itapema, por meio das secretarias de Saúde e Educação, realiza a Semana de Triagem da Acuidade Visual, entre 15 e 19 de agosto. O projeto busca identificar problemas visuais em alunos do ensino fundamental da rede pública.

A ação será divida em duas etapas. Na primeira, todos os alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental irão participar de uma triagem visual, realizada por enfermeiras e professores capacitados. A segunda etapa, ainda sem data definida, irá abranger as outras séries.

Segundo a Secretaria de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, há um total de 1070 estudantes matriculados nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, divididos nas oito escolas da rede pública.

A Diretora do Núcleo de Atenção Básica em Saúde de Itapema, Rosaura Drischel, explica que entre 15% e 20% desses alunos deverão apresentar problemas de visão. “Depois de passar pela triagem, os alunos que precisarem serão encaminhados ao médico especialista onde farão a consulta e, se necessário, receberão os óculos gratuitamente”, completa.

As secretarias da Saúde e Educação tem o objetivo de propiciar aos estudantes condições de saúde ocular favorável ao aprendizado, melhorando o rendimento escolar através desta ação. O projeto visa também reduzir as taxas de evasão e repetência escolar.