Descanso SC faz acontecer a humanização no município!

11 votos

Este pequeno grande município no oeste de Santa Catarina nos ensina que com desejo de mudança podemos fazer acontecer um SUS democrático em sua essência.

A foto acima registra a equipe de saúde do "interior", uma pequena grande equipe que trabalha no sentido de fazer um atenção em saúde de qualidade, num espaço de gestão democrática. Esta se une a outras duas unidades de ESF que completam suas ações de saúde, juntamente com um hospital filantrópico no município.

Abençoados pelo Cristo Redentor no alto do morro, a unidade central de saúde vem buscado experimentar a humanização em diversas ações que subvertem uma ordem anterior até então centralizada e burocratizada.

O Secretário Paulo Busanello foi quem tomou a iniciativa de procurar o núcleo ténico da PNH em Brasília para implantar a política no município. A partir das articulações com a Catia Paranhos no Núcleo Tecnico agendamos encontros na região e que agora se concretizou uma visita no próprio município.

Foi uma experiência muito interessante, pois como sabemos os desafios dos municípios de interior são tão ou maiores que os centros mais apaelhados para fazer esta saúde que tem sido hegemônica com foco na cura de doenças e aplicação de recursos tecnológicos.

O maior desafio começa por manter um quadro estável de profissionais que prossibilita a execussão de um projeto de trabalho contínuo e democrático. Muitos ruidos acontecem na troca de quadros de profissionais.

Mas conseguimos reunir os trabalhadores e construir um plano inicial de aproximação com os princípios e diretrizes da política de humanização e fomentar a participação dos mesmos no espaço de co gestão criado para favorecer a construção de uma rede comunicativa entre os trabalhadores e a gestão e vice versa, garantindo a voz ativa do usuário utilizando os relatos colhidos pelas caixas de sugestões das unidades de saúde.

O grupo segue em suas articulações internas e com o propósito de trtansformar as reuniões de equipe em espaços de análise do processo de trabalho muito mais que espaços de cobrança e conflitos.

Sucesso ao grupo!

Patrícia S C Silva 

Blumenau SC