Curso Introdutório da PNH no Médio Vale já em ação!

11 votos

 

Começamos a parceria com o CIES em 2010 realizando uma primeira turma de apoiadores nos diversos municípios do Médio Vale do Itajaí. Foi apenas um curso introdutório, que apresentou as diretrizes da política e se propunha acionar os coletivos locais de humanziação que se encontravam tímidos em alguns municípios.

Deu certo!

Agora em nova versão o curso segue em parceria com o CIES, numa modalidade descentralizada (Timbó, Pomerode e Brusque) possibilitando aos demais municípios se deslocarem com maior desenvoltura para este municípios sede, geograficamente mais perto de cada um deles.

Foi ofertado a cada  município um número proporcional ao limite populacional do mesmo, proporcional ao limite de número de participantes por turma e considerando incluir gestores,, trabalahdores de saúde e usuários representados por conselheiros municipais de saúde.

Desta vez os usuários vieram!!!!!

Cada município teve que inscrever um trio no mínimo e no máximo 5 trios.

Todas as instituições de saúde do município com inserção no SUS foram convidadas incluindo Rede Feminina de Combate ao Cancer, hospitais mesmo filantrópicos e a rede de saúde das SMS.

Já aconteceu a primeira oficina em cada um dos 3 polos. Agora já estamos iniciando a segunda etapa que contará com um total de cinco encontros divididos de acordo com as diretrizes da PNH.

Os facilitadores são os próprios integrantes do Comitê Regional de Humanização que tem se desdobrado em aplicar metodologias ativas, num viés de composição coletiva dos planos de trabalho e tendo em vista um plano de intervensão ao final das oficinas.

Como proposta de encerramento cada trio deverá expor sua proposta de plano de trabalho desenvolvida durante a formação aos gestores da região no Colegiado de Gestão com a participação dos integrantes do CIES e do Comitê regional de humanziação.

Tem sido encontros maravilhosos que vocês poderão ver nos videos que aos poucos vou postando por aqui…um de cada vez para não estragar a surpresa para os grupos a medida que vão acontecendo os encontros.

Aceitamos sugestões!

Valeu coletivo, estou muito feliz em compartilhar com vocês mais esta ação no Médio vale do Itajaí. 

Bjs Patrícia S C Silva

Blumenau SC