USF do Emília recebe aparelho de medir função pulmonar

13 votos

 A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Programa de Prevenção de Asma e Rinite,PROPAR), entregou na tarde de ontem (27) um aparelho de peak flow meter, para a Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque Emília. O aparelho, portátil e econômico, serve para medir a eficácia da função pulmonar e indicar como estão as vias respiratórias, muito útil aos portadores de asma.

“O principal objetivo do peak flow, que mede o fluxo de ar ou a taxa de fluxo expiratório máximo, é além de ajudar a diagnosticar a asma, avaliar a severidade e monitorizar a evolução da doença. Podendo assim melhorar, o atendimento aos mais de 2 mil usuários, cadastrados, que tem asma no Município”, acrescentou uma das coordenadoras do PROPAR, a farmacêutica e gerente da Central do Kit Medicamentos Sílvia Costa.

Uma das principais metas do programa é distribuir aparelhos para todas as Unidades de Saúde que passaram pela capacitação. Para o mês de outubro o PROPAR agendou a entrega do peak flow nas unidades do Angelo Tomazin e Maria Antônia.

CAPACITAÇÃO

O Programa de Prevenção de Asma e Rinite (PROPAR) vem realizando, desde agosto de 2010, a capacitação dos profissionais e pacientes das unidades de saúde. Até o momento o programa capacitou os profissionais das unidades do Santa Clara, Nova Terra, Angelo Tomazin, Picerno, Salerno, Virgílio Viel, Lucélia, Emília e Cruzeiro. Já nas unidades do Matão, Maria Antônia, Cis Nova Veneza e Centro de Saúde (CSII) a capacitação foi realizada aos profissionais e pacientes.

Na última segunda-feira (dia 26) os profissionais da unidades do Santa Clara receberam a capacitação. “O objetivo dessa capacitação é sensibilizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da rede quanto ao uso e manejo das medicações utilizadas pelos pacientes, e também orientar sobre a importância da fisioterapia nos pacientes com asma e rinite”, explicou Sílvia.

As ações são desenvolvidas com apresentação de vídeos sobre asma, acompanhada de palestras esclarecedoras sobre a doenças ministradas pelas organizadoras da capacitação. A participação dos médicos envolvidos com o projeto é de fundamental importância para que o projeto alcance seu objetivo: “que é educar e orientar o paciente asmático e seus familiares para uma melhor qualidade de vida”, acrescentou a farmacêutica.

Fonte: www.sumare.sp.gov.br