Primeiro Hospital do Brasil a Receber a “Arca das Letras”

13 votos

Com o intuito de incentivar à leitura entre as usuárias do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN), na próxima terça-feira, 4, será implantado o programa federal Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na unidade. A solenidade ocorrerá a partir das 14h, durante o lançamento das oito oficinas voltadas às mães que aguardam os bebês receberem alta da UTI (Unidade de Tratamento Intensiva).
As oficinas fazem parte do projeto “Meu bebê, minha vida”, coordenado pela equipe da Direção de Ensino e Pesquisa. Após a primeira oficina de incentivo à leitura, será realizada mais sete, que são: oficina de beleza, autoestima, educação, saúde, artesanato, vídeo e arte terapia. Para a realização das etapas estão sendo fechadas parcerias para uma vez por semana, acontecer uma das oficinas.
De acordo Adália Moura, assistente social da maternidade, a instalação da Biblioteca, que é um móvel de madeira com acervo inicial de 250 livros, poderá ajudar na alfabetização e, sobretudo, criar o hábito da leitura, aproveitando o tempo vago dentro da maternidade.
Ela citou que o programa mantido pelo Governo Federal contempla todos os estados, e está funcionando em vários municípios de Roraima. “A Arca é para incentivar a leitura no meio rural, e como somos referência no estado, que atende todos os públicos, e inclusive, as trabalhadoras rurais, o foi possível a implantação do projeto”, explicou.
Interessados em doarem livros, revistas ou jornais podem entregar no Departamento de Ensino e Pesquisa e Extensão (DEPE), da maternidade.
Célia Regina Souza, delegada federal do MDA/RR, acredita que instalar uma biblioteca na maternidade vai ajudar a população, principalmente as mães rurais, que são atendidas e passam dias internadas. Ela disse ainda, que estão sendo capacitadas duas pessoas para serem as agentes de leitura, que cuidarão da Arca das Letras, desde a abertura, catalogação e controle no empréstimo dos livros.
Célia disse também, como é um trabalho nacional, o Arca das Letras chega a instalar em média, três bibliotecas por dia em áreas rurais do país. “São milhares de livros circulando diariamente no campo. A ação integra o Plano Nacional do Livro e Leitura, coordenado pelos Ministérios da Educação e da Cultura e, reúne uma ampla rede de parcerias nacional e local’, salientou a delegada.