Mostra divulga trabalhos que contribuem para a saúde em Itapema

11 votos

A 1ª Mostra de Trabalhos da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Itapema, realizada em 29 e 30 de setembro, evidenciou algumas iniciativas bem-sucedidas na rede pública de saúde do município. A Mostra teve o objetivo de fortalecer e valorizar as ações desenvolvidas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), através da apresentação de onze trabalhos com temas relacionados à prevenção e promoção da saúde. Durante os dois dias do evento, mais de 200 pessoas prestigiaram os trabalhos, entre profissionais, autoridades estaduais e municipais, agentes comunitários, membros dos conselhos de saúde e comunidade local.
De acordo com o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, Itapema é o primeiro município da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) a promover uma mostra deste tipo, idealizada e organizada pela gestão municipal. “Os trabalhadores da rede têm projetos muito bons e pouco divulgados. As propagandas na área da saúde quase sempre são para desconstruir o SUS e nossa intenção é contrária a isso. Essas experiências servem para valorizar os profissionais que ajudam a construir a saúde de Itapema”, explica.
A responsável pelo Núcleo de Atenção Básica, Rosaura Drischel, lembra que a Estratégia da Saúde da Família trabalha com os problemas de saúde mais prevalentes na comunidade e, portanto, os trabalhos são reflexos desta realidade. “Os trabalhos apresentados na Mostra buscaram evidenciar a situação de saúde da população, e não apresentar teorias sem importância ‘real’ para os munícipes, como aquelas produzidas, principalmente, no âmbito acadêmico”, ressalta.
Na oportunidade, o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, apresentou aos participantes as caixas de sugestões para avaliação do atendimento nas unidades de saúde do município. A partir de segunda-feira (3), todas as unidades de saúde terão uma caixa e formulários para que os usuários possam avaliar diversos aspectos do atendimento prestado no local, como agilidade e estrutura. “As caixas de sugestões irão cumprir a função de uma ouvidoria adicional, porém no local onde acontece o atendimento. Será mais um canal de comunicação entre os usuários do SUS e os gestores de saúde, além da ouvidoria normal. Este serviço de avaliação servirá como um instrumento para medir o grau de satisfação do usuário em cada unidade, separadamente. Desta forma, poderemos planejar ações isoladas para melhorar o atendimento em cada unidade”, completa.
A 1ª Mostra de Trabalhos da Estratégia da Saúde da Família contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da gerência do Departamento de Atenção Básica (DAB) do estado e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. Todos os trabalhos foram avaliados pela gerência estadual de atenção básica e três deles serão publicados na Revista Catarinense de Saúde da Família.