6 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Tatiana Beltrão
Olá Jacque…Bom, o nosso grupo como viu está grande graças à Deus, mas só está assim devido ao envolvimento dos Agentes Comunitários de Saúde que conseguiram cativar a comunidade e ganhar a confiança e o vínculo com eles. Nós nos reunimos todas as sextas-feiras às 8 horas da manhã no salão paroquial da Igreja católica, que gentilmente cedeu o espaço, devido ao número de pessoas, pois em nossa Unidade de Saúde não comporta tanta gente….as 8:30 vamos caminhando até a praia e fazemos um alongamento realizado por uma de nossas pacientes que é profesora de judô. Depois de meia hora mais ou menos voltamos para o salão e tomamos um café da manhã, sempre com cuidados pois temos diabéticos e hipertensos, servimos sucos, chás, café, torradas com patês e damos muitas risadas. Logo após fazemos uma dinâmica ou uma palestra com eles, até mesmo porque a adrenalina do alongamento está a todo vapor, por isso temos um tempinho pra "baixar". A enfermeira logo após afere a pressão de todos e marcamos nos caderninhos de cada um, e assim termina nossa sexta-feira com eles. O lanche é servido graças a contribuição de todos os agentes de saúde, cada um contribui todo o mês para realizarmos a compra dos produtos. O mais gostoso de tudo isso é saber que esses pacientes que nem se conheciam muto, hoje trocam receitas e dicas…..virou um "clube" …..e saem de lá com sorrisos de satisfação….e o mais importante ainda, conseguimos "controlar" a hipertensão e o diabetes sem que eles mesmos percebam…..o trabalho está fluindo pois vemos em cada agente de saúde o verdadeiro significado do HUMANIZASUS….obrigada pelo seu interesse, e se precisar estamos aqui…..Abraços
Tatiana Beltrão – supervisora de Agente de Saúde Comunitário
Tatiana!
Muito obrigada por compartilhar sua vivência com o grupo. Concordo com você: os Agentes Comunitários de Saúde fazem toda a diferença!
Você se referiu à questão da falta de espaço na Unidade. Uma caminhada pela praia, alongamento…Que delícia! Uma boa saída é mesmo sair, romper muros. Confira outros posts aqui na RHS; acho que vai gostar:
Grupos de educação em saúde em Vila Block- São sepé
E continue compartilhando suas vivências com a gente.
Abraços,
Jacque
Por Rejane Guedes
Bom dia Tatiana.
Se as fotos revelavam a potência dos encontros, seu relato demonstra a força que vocês estão conseguindo mobilizar para a construção de uma prática menos engessada e cada vez mais viva, para além dos espaços de uma unidade de saúde.
É a saúde na vida e a vida na saúde.
Adversidades, dificuldades, problemas, são palavras que estão ‘coladas’ ao trabalho em saúde, mas vocês superam, suplantam, transpõem, resolvem, com a coragem de ir além das barreiras.
O efeito é essa beleza de experiência. Pessoas juntas, pessoas interagindo, pessoas se vinculando, pessoas agindo em favor da própria vida e da vida dos outros. Parabéns.
Rejane-Natal/RN
Por gustavopinheiro
Pelo que me parece são várias atividades ao ar livre, onde são incluidos exercícios. É isso mesmo?
Exercícios físicos em locais agradáveis é um das melhores formas para viver muito e com qualidade de vida. Excelente exemplo essa foto. Ir na farmacia e escolher o remédio certo é importante, a indústria farmacêutica não pode ser negligenciada, pois com o aval clínico não há risco na medicação.
Mas em termos de prevenção praticar atividades físicas é o mais aconselhável
Por Tatiana Beltrão
É isso mesmo Gustavo….a atividade é feita ao ar livre antes do café da manhã balanceado que servimos para eles. Nosso exercício é leve, apenas um alongamento e um "bom dia" à vida em frente ao mar….mais ou menos uns 25 minutos. Depois desse alongamento nos direcionamos para o salão paroquial da igreja que nos foi concedido gentilmente e tomamos o café, fazemos uma dinâmica ou palestra e após isso temos a aferição de pressão que é controlada pelos agentes comunitários…tudo marcadinho e registrado rsrsrss,…..todas as pesoas do grupo são acompanhadas pelos médicos da Unidade de Saúde da Família, e a maioria usam medicamentos diários para hipertensão ou diabetes, mas todos, veja bem, todos estão controlados graças à Deus rsrsrrsr, e o noso maior prêmio é saber que essas reuniões que acontecem todas as sextas-feiras na parte da manhã tem ajudado para o controle da diabetes e hipertensão.
Muito obrigado pela sua postagem e sinta-se à vontade para postar sempre.
Um grande abraço
Tatiana Beltrão – supervisora dos Agentes Comunitários de Saúde
Por jacqueline abrantes gadelha
Olá, tatiana!
As belas imagens me deixaram curiosa. Poderia falar um pouco sobre o grupo? Com que periodicidade se reune? Há envolvimento da equipe? Vejo que fazem atividades na praia. Como fazem para conseguir reunir toda essa gente e sair da unidade?
Grande abraço e parabéns pelo trabalho,
Jacque
Natal/RN