Agentes comunitários de saúde compartilhando experiências
Olá pessoal da RHS! Estou aqui pensando em como compartilhar a experiência que tivemos sexta-feira passada, dia 14 na SMS de Natal onde estivemos para apresentar uma atividade desenvolvida pelos agentes comunitários do Panatis: o Posso ajudar!
Era reunião do núcleo articulador de humanização de Natal. A pequena sala estava lotada e eu ansiosa me perguntando em como falar do nosso trabalho para todas aquelas pessoas. Contei sobre o início do projeto, há mais ou menos três anos, quando a unidade estava em reforma; durante as rodas discutíamos as dificuldades encontradas pelos usuários em buscar informações sobre os serviços dentro da Unidade. Na ocasião, uma das agentes de saúde teve a ideia: por que não fazemos um posso ajudar? Contamos então com a ajuda dos estudantes estagiários que fizeram uma pequena pesquisa onde os usuários eram indagados sobre o tempo de espera e o acesso às informações. Daí, vimos a necessidade de mantermos alguém na sala de espera da unidade para receber os usuários com as informações e orientações de acordo com as suas necessidades. O trabalho é feito pelos ACS. Uma escala mensal é afixada na sala dos ACS onde cada um atua um dia no posso ajudar. Temos percebido que este trabalho tem reduzido o tempo de espera e intermediado alguns conflitos no arquivo, na sala de vacinas e na marcação de consultas referenciadas. Este trabalho tem proporcionado também um maior conhecimento por parte dos agentes de saúde dos serviços oferecidos e suas dificuldades como também uma escuta que vem melhorando o atendimento a medida que o usuário é escutado e participa com sugestões e críticas. É com muita emoção que me sinto fazendo parte dessa rede!
25 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Cláudia Matthes
se é esse teu lindo relato, se é a Tenda do Conto, se é teu sorriso, tua força no trabalho ou se é o comentário da Rejane. Acho que me delicio de tudo e mostro para os nossos agentes de saúde. Que tem se revezado na porta de entrada da unidade e colaborado com o acolhimento.
Muito lindo o trabalho de vocês e espero de coração que as unidades reconheçam a diferença que vocês fazem!
Com muito carinho e admiração
Cláudia Peju
Rejane! o sorriso ficou maior agora,quando li seu comentário,muito obrigada mesmo. e o posso ajudar realmente faz esse casamento com muita harmonia e afeto criando laços ainda mais profundos.
bjsss
lucinalva
Desde 1998 faço parte de uma equipe de ACS – PACS e sempre me emociono… As pessoas desenvolvem/criam e recriam quando amam o que fazem… é potência pura!! Obrigada
Bjus
Por Shirley Monteiro
Lucinalva, por compartilhar do Comentário da Adriana, escrevo como resposta ao dela, para que seu comentário permaneça, como primeiro !!! – Mas reforço o que Claudia disse; o que voces fazem é mais que Ajudar, é Acolhimento, e não só na Porta de Entrada, mas "em todo canto", como se diz por aqui. Convivi durante 10 meses com os trabalhos de duas ACSs que foram grandes colaboradoras na minha pesquisa-ação do Mestrado em João Pessoa, na Comunidade. Tínhamos o Grupo Graimsa, construido nas entranhas da Comunidade com o apoio da rede social de moradores; e vi , senti nos vínculos delas com os moradores, o cuidado a todo momento, sem hora marcada, e a cada encontro nas ruas e curvas da Comunidade ! O trabalho das ACSs no SUS é ímpar; e hoje isso foi dito no final da tarde na CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE do RN por nosso querido Companheiro, e Guerreiro do SUS, o Junior !!! o qual recebeu aplausos por esta fala.
Segredo: Me inscrevi no PREMIO VICTOR VALLA para buscar a possibilidade de voltar a Comunidade em João Pessoa e retomar com as ACSs que tanto se dedicaram, capacitações em EPS para as Danças Circulares mais terapeutizantes ma multiprofissionalização, dentro da proposta GraImsa- Grupalidade de Acolhimento ao imaginário em Saúde !! Minha dedicatória de dissertação foi para Neide, a ACS que fez toda diferença nesse trabalho intenso de mestrado junto á ESF.
A emoção e a dedicação com que voces ACSs trabalham deveria ser um exemplo para muitos profissionais que tem pressa em sair da Unidade e voltar a seus interesses pessoais. Também acho que voces merecem mais atenção e valorização por parte dos gestores municipais e federais, inclusive no que diz respeito ao Cuidado da saúde do trabalhador, e gratificações por tempo de serviço.
Bjos,
Shirley Monteiro
fico muito emocionada quando vejo alguém falando assim dos agentes,parece que o cuidar e o acolher está mesmo em nossas veias Shirley.sinto uma honra imensa em fazer parte dessa grande rede e ter um comentário tão lindo como esse.
bjsss!
lucinalva
muito obrigada Adriana! é verdade sim…fazemos com prazer porque amamos o que fazemos.
bjsss !!
muito obrigada pelo carinho e pelas palavras de incentivo.por isso que fazemos um "acolhimento" com muito amor,e acho que vai sair frutos porque ja teve convite pra mostrar em outra unidade de saúde.
beijos no seu coração!
lucinava
Só podia ser ai em Natal e que equipe ,conheci de perto parte do trabalho de vcs, a cada relato que leio na rede fico emocionada e com a certeza de que quando se quer se faz. Não precisa de dinheiro mas sim de vontade e trabalho em equipe, vcs fazem a diferenca nesta rede e no SUS.
Oi,Sonia Mara
a vontade de fazer é o maior incentivo e com certeza o reconhecimento é muito gratificante.
e aqui fazemos porque gostamos,Natal é assim mesmo.
obrigada!
beijos
Lucinalva
Oi Lucinalva,
A participação ativa dos ACS no Posso Ajudar é a primeira vez que vejo e com resultados já visíveis, dentro de um processo organizado. Parabéns!
Bjs
Annatália
Annatália,
realmente fazemos a diferença.
e quando nos empenhamos em alguma atividade essa é feita com o coração.
obrigada!
beijos Lucinalva
Oi Lucinalva,
Que belo trabalho vocês estão fazendo ai na região do Panatis! Cada experiência relatada e´ um grande aprendizado para todos nós!
Parabéns a todos que fazem parte desse dinâmico coletivo!
Um abraço!
Emilia
Oi Emilia,
muito obrigada!
é dessas palavras de incentivo que precisamos para que o processo de trabalho seja feito,reinventado e melhorado.
beijos!
Lucinalva
Querida Luci,
Essa é a pergunta repetida diariamente na unidade, não? Apenas ela já diria o quanto tem sido potente a presença de vocês na Unidade abrindo espaços para uma rede de conversas com cada usuário e com os profissionais; mas quero reafirmar aqui a alegria de ver seu post, sua participação na RHS, suas respostas aos comentários. Isso é demais, amiga!
Grande beijo! É um prazer imenso trabalhar com você!
Jacque
essa é a pergunta que ouço com mais frequencia na sala dos ACS,que com muita responsabilidade fazem o posso ajudar e se sentem realmente potentes fazendo parte desse processo transformador e de inclusão!
e não esqueça o prazer é meu ter você nesse processo transformador.
beijos
lucinalva
Parabéns… beijão
obrigada!
michelle,você também faz parte dessa história.
beijos
Lucinalva
Meninas!!!!!!
Lindo post! Parabéns! Que essa ideia se multiplique!
Um abraço,
Lourdinha
oi lourdinha,
valeu mesmo!
muito obrigada pelo incentivo!
beijos Lucinalva
O POSSO AJUDAR é um instrumento de transformações no processo de trabalho da Unidade Saúde da Família do Panatis na sala de espera. Acolhimento é produzir saúde, portanto é um ato de escutar, dirimindo os conflitos e queixas dos usuários, bem como encaminhá-los para lugar correto.
Lucinalva, e os demais Agentes de Comunitário de Saúde parabéns pelo o ato de vocês.
Oi,
Wellis
muito obrigada pela confiança e pela importancia que você e os demais funcionários da USF Panatis tem dado aos ACS,com o desenvolvimento do "POSSO AJUDAR".fico muito satisfeita em saber que o trabalho está sendo reconhecido e valorizado.
beijos
Lucinalva
PARABENIZO E ESTA EQUIPE QUE COM MUITA OUSADIA, PERSEVERANÇA, DETERMINAÇÃO E MUITO AMOR, TIVERAM A ATITUDE DE CRIAR UM ESPAÇO DESTINADO ÀQUELAS PESSOAS QUE FAZEM O SUS ACONTECER E QUE NÃO TÊM A OPORTUNIDADE A NÍVEL LOCAL DE DIVULGAR SEUS TRABALHOS OU MESMO ALGUNS PROJETOS, MUITAS VEZES ENGAVETADOS E NÃO COLOCADOS EM PRÁTICA, POIS, MUITOS SÃO OS QUE TEM IDÉIAS E QUE ATÉ MESMO AS COLOCAM EM PRÁTICA E NÃO SENTEM A CORAGEM DE MOSTRAR EM PÚBLICO, CREIO QUE ESTA EQUIPE ESTÁ DANDO A ESSAS PESSOAS A CHANCE DE NÃO SE ENVERGONHAREM DAS COISAS BOAS QUE FAZEM, POIS TUDO QUE É FEITO A FAVOR DO SUS SEJA UM PEQUENO TEXTO OU UM GRANDE PROJETO SÓ VEM A SOMAR E ESTE ESPAÇO DESTINADO A ESTE FIM, COM CERTEZA VAI FAZER COM QUE MUITOS DEIXEM A INIBIÇÃO DE LADO E DIVILGUEM SUAS AÇÕES, POIS SEJA COMO FOR É UMA CONSTRUÇÃO E SE É UMA CONSTRUÇÃO É USADA A CRIATIVIDADE , JUNTO COM A INTELIGÊNCIA , IDÉIAS INOVADORAS E O QUE É MAIS IMPORTANTE MUITO AMOR NO QUE PRODUZ. ESPERO QUE VOCÊS OBTENHAM ÊXITO NESTE E OUTROS PROJETOS QUE PRETENDEM EMPREENDER , ABRAÇO A TODOS E A TODAS.MUITO SUCESSO!
EM BREVE DIVULGAREI TRABALHOS DA ESF SOLEDADE I
Terezinha Fraga
essa rede é realmente muito importante e veio para que divugassemos as nossas experiências e nosso querer fazer.fiquei feliz em pulblicar o nosso trabalho e mostrar para as outras pessoas.
beijos!
Lucinalva
Por crisfada
Eu acho um absurdo nesse posso ajudar é ter que dividir o uso de um colete com aproximadamente 54 pessoas,é um absurdo 2 coletes para uma unidade com 8 equipes .Segundo a gerencia ,os responsaveis por mandar os coletes ainda nao se pronunciaram.Isso é um absurdo!!!
Por Rejane Guedes
Que maravilha de relato.
Parece até que estou vendo o sorriso aberto e acolhedor da Lucinalva apresentando o Posso Ajudar?
Não canso de dizer que vocês, – enquanto equipe e enquanto indivíduos singulares- , renovam minha fé na potencia criativa que está no suor das mãos de quem realmente FAZ , quem está na labuta cotidiana tecendo redes, construindo pontes de sentido, construindo vínculos, partilhando alegrias e tristezas, no calor e burburinho de uma sala de espera repleta de pessoas que buscam o SUS.
De que valem milhões de palavras, se estas não forem postas em prática? Vocês conseguem fazer o justo casamento entre o DIZER e o FAZER.
Parabéns. Com admiração.
Rejane.