Movimento de resistência em Natal
Hoje, no Distrito Norte II em natal, nos encontramos para discutir os problemas do SUS e conhecer a RHS. Estavam presentes as unidades de Santarém, Potengi, Soledade I e II, clínica odontológica, Santa Catarina, Igapó, Policlínica, Panatis e NASF-Santarém.
A ideia central destes encontros é abrir a roda para a discussão dos problemas e dificuldades enfrentadas nos serviços de modo a sair da condição de isolamento a qual estamos submetidos no momento.
Incluir o outro com as suas diferenças e singularidades deve ser princípio norteador de nossas ações e um primeiro passo é abrir a roda para a participação do usuário. Assim, recebemos o dentista Siqueira para compartilhar a experiência dos cinco minutos pelo SUS com todas as unidades presentes.
As unidades divulgaram importantes experiências como grupo anti-tabagismo, terapia comunitária, grupo de caminhada, entre outras. Tais experiências foram descritas como espaços onde se busca forças para resistir às dificuldades enfrentadas no cotidiano relacionadas às condições de trabalho.
No final, após a realização dos cadastros na RHS, foi sugerido novos encontros para a continuidade desse movimento.
Por Rejane Guedes
Caríssim@s participantes da reunião no Distrito Norte II.
Já dizia meu avô:" – Uma boa fogueira se conhece pelas brasas que ela produz."
A SMS Natal tem passado por ‘incêndios’ que devastaram a estrutura, a logistica, os fluxos e o ânimo de muitas pessoas. Refiro-me a escassez de recursos, apoio e investimento.
Mas, quando se pensava que tudo estivesse acabado, eis que ressurgem as pessoas reunindo-se, reencantando-se , reinventando-se e reinventando as relações com os outros.
Vocês são brasas ativadores de um fogo nutritivo. Aquele fogo de chama robusta, que transforma o indigesto em algo palatável; que consegue aquecer o que era frio ou árido em algo energeticamente salutar.
Sem alardes estão recompondo um cenário que valoriza as pessoas e promove oportunidades que vão além do "combate às doenças". São os protagonistas de uma nova realidade que valoriza mais as pessoas e a vida das pessoas.
Parabéns à Jacqueline e Siqueira, que, mais uma vez, divulgaram a redehumanizasus e a inventividade 5 minutos pelo SUS.
Vamos adiante. Rejane Guedes- Natal-RN