Movimento de resistência em Natal

18 votos

Hoje, no Distrito Norte II em natal, nos encontramos para discutir os problemas do SUS e conhecer a RHS. Estavam presentes as unidades de Santarém, Potengi, Soledade I e II, clínica odontológica, Santa Catarina, Igapó, Policlínica, Panatis e NASF-Santarém.

A ideia central destes encontros é abrir a roda para a discussão dos problemas e dificuldades enfrentadas nos serviços de modo a sair da condição de isolamento a qual estamos submetidos no momento.

Incluir o outro com as suas diferenças e singularidades deve ser princípio norteador de nossas ações e um primeiro passo é abrir a roda para a participação do usuário. Assim, recebemos o dentista Siqueira para compartilhar a experiência dos cinco minutos pelo SUS com todas as unidades presentes.

As unidades divulgaram importantes experiências como grupo anti-tabagismo, terapia comunitária, grupo de caminhada, entre outras. Tais experiências foram descritas como espaços onde se busca forças para resistir às dificuldades enfrentadas no cotidiano relacionadas às condições de trabalho.

No final, após a realização dos cadastros na RHS, foi sugerido novos encontros para a continuidade desse movimento.