A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE
PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE: PARA SENTIPENSAR OS SETE SABERES NA EDUCAÇÃO
KATIA BRANDÃO CAVALCANTI (Org.)
Do Prefácio: Maria Cândida Moraes – UCB/DF
"Mais do que nunca, é preciso educar o espírito humano para a paz, para o amor, para a justiça, para a compaixão e a solidariedade. Educar para a serenidade e harmonia, condições fundamentais para a sobrevivência da humanidade e para que possamos ter uma sociedade emocionalmente sadia e socialmente justa, engajada e comprometida.
E a quem se interesse por tudo isto, sugerimos que comece a ler esta obra “Pedagogia Vivencial Humanescente: para sentipensar os sete saberes na educação” e a prestar mais atenção ao trabalho desenvolvido pelo grupo Base de Pesquisa Corporeidade e Educação – BACOR, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, liderado pela professora Katia Brandão Cavalcanti. Nela encontrará não apenas sementes de amor, de poesia e de generosidade, mas também um belo trabalho coletivo, produto de diversas pesquisas sobre corporeidade e educação desenvolvidas em seus quinze anos de sua existência.
Cumpre, neste momento, reconhecer a importância desta obra e parabenizar todos os autores que nela estão presentes pela qualidade dos trabalhos aqui apresentados e por sua oportuna organização. As reflexões aqui desenvolvidas, unindo a Pedagogia Vivencial Humanescente para sentipensar a condição humana, são de extrema importância para o desenvolvimento de uma aprendizagem vivencial significativa, nutrida por processos autoecopoiéticos transformadores não apenas das dimensões intelectuais presentes nos processos de construção do conhecimento, mas, sobretudo, da existência humana. Ela nos ajuda a compreender a condição humana no mundo e a condição do mundo no humano que habita este planeta.
Esta obra ajuda a resgatar a consciência da complexidade humana a partir dos aspectos intelectuais nutridos e mediados por uma pedagogia da ternura, da sensibilidade, das histórias de vida e por uma educação nutrida pela ética e pelos valores humanescentes. Ela ajuda a tomar consciência de nossa dimensão humana, de nossa incompletude, dimensão esta acompanhada por uma alma peregrina e errante em busca do sentido da vida.
Uma educação centrada na condição humana requer que o educador esteja se educando a cada momento, a cada instante, conhecendo a si e ao outro, reconhecendo-se e reconhecendo o outro com o qual compartilha este destino comum. Uma educação que nos ajude a conhecer e a reconhecer a natureza humana que é, ao mesmo tempo, sapiens e demens, corporal e espiritual, sensível e violenta, aspectos impossíveis de serem percebidos a partir de uma prática pedagógica tradicional, apoiada em um pensamento reducionista e fragmentador da realidade.
Entre outros aspectos, a relevância desta obra também está no fato de que ela nos recorda que é preciso humanescer, deixar florescer o que o ser humano tem de mais belo, o humano do humano presente dentro de cada um de nós. E sabemos que a educação, sem dúvida, continua sendo a grande ferramenta, o grande instrumento, para esta transformação. Para tanto, ela precisa trabalhar com mais lucidez e competência, ser capaz de trazer luz, de iluminar a consciência humana, individual e coletivamente falando, lembrando que é a natureza auto-reflexiva do ser humano, desenvolvida por uma pedagogia vivencial humanescente, é que possibilitará a evolução e a transcendência do ser aprendente, razão maior de sua existência".
SUMÁRIO – PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE
PREFÁCIO
Maria Cândida Moraes – UCB/DF
APRESENTAÇÃO
Katia Brandão Cavalcanti – UFRN
A TEIA DA CORPOREIDADE E A GALÁXIA DOS SETE SABERES TRANSDISCIPLINARES: METÁFORAS QUE REENCANTAM EDUCADORES-PESQUISADORES
Katia Brandão Cavalcanti
PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE: EDUCAÇÃO PARA O SENTIPENSAR A CONDIÇÃO HUMANA
Ana Tânia Lopes Sampaio
FORMAÇÃO HUMANESCENTE DE CANTORES-EDUCADORES: CENAS DE BELEZA DO SENTIPENSAR
Artemisa de Andrade e Santos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SENTIMENTO DE SI PARA O FLUIR HUMANESCENTE
Elen Dóris Barros Carlos de Amorim
VIVÊNCIAS DE LAZER NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR PARA A AUTOFORMAÇÃO HUMANESCENTE
Lígia Souza de Santana Pereira
ATELIÊ GEOPOIÉTICO: SABERES DA EXPERIENCIALIDADE NO TERRITÓRIO DA FORMAÇÃO HUMANESCENTE
Edileuza de Medeiros Monteiro Roque
DESCOBRINDO A CONDIÇÃO HUMANA NA LUDOPOIESE: UM DESPERTAR PARA A CONSCIÊNCIA DA COMPLEXIDADE HUMANA
Áurea Emilia da Silva Pinto
SABERES E PRÁTICAS HUMANESCENTES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM ESCOLA JUDICIAL
Rita de Cássia Araújo Alves Mendonça
AUTOFORMAÇÃO HUMANESCENTE: A PEDAGOGIA VIVENCIAL DESPERTANDO O SER DA TERRA COMO CONDIÇÃO HUMANA
Narla Sathler Musse de Oliveira
VIVENCIANDO SABERES HUMANESCENTES NA MUSICALIDADE
Maristela de Oliveira Mosca
VIVENDO COM AIDS E O SENTIPENSAR NAS PRÁTICAS CORPORAIS LUDOPOIÉTICAS
Hunaway Albuquerque Galvão de Souza
O CANTO DA POESIA TECENDO OS FIOS DO SENTIPENSAR NA ESCOLA:A AUTOFORMAÇÃO HUMANESCENTE DE ALUNOS E PROFESSORES
Maria das Dôres da Silva Timóteo da Câmara
AMAR E BRINCAR: A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE PARA TRANSCENDER AS CEGUEIRAS PARADIGMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Evanir de Oliveira Pinheiro
Editora CRV – Curitiba/PR
https://www.editoracrv.com.br/index.php?f=departamentos&filtro_nome=HUMANESCENTE&imageField2.x=14&imageField2.y=13
Por Katia Brandão Cavalcanti
Aos Amigos de Caminhada Humanescente,
Convidamos todos que já utilizam a Pedagogia Vivencial Humanescente na área da Saúde que possam fazer aqui seus comentários e mostrar as experiências inovadoras já realizadas.
Grande Abraço,
Katia