HUT inicia treinamento para gerenciamento de resíduos hospitalares

14 votos

A Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Saúde, em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Núcleo de Educação Continuada do Hospital de Urgência de Teresina Dr Zenon Rocha esta trabalhando para adequar a coleta, tratamento e o destino final dos resíduos hospitalares da rede de saúde da capital. Para isso o HUT iniciou o treinamento de todos os funcionários que trabalham direta e indiretamente com os resíduos no hospital.

Segundo a coordenadora de resíduos do HUT, enfermeira Patrícia Albuquerque, “a ação visa adequar o gerenciamento dos resíduos de acordo com as normas, leis, decretos e resoluções vigente, com o intuito de segregar, acondicionar e destinar de maneira correta o resíduo gerado, com responsabilidade ambiental e preservação à saúde publica”.

Para realizar a segregação dos resíduos dentro do hospital o HUT já adquiriu o material necessário, containers com identificação para cada tipo de resíduo gerado. Segundo a diretora geral do Hospital de Urgência de Teresina, Clara Leal, iniciar a segregação do resíduo hospitalar pelo HUT é uma prioridade da Prefeitura de Teresina, pois o hospital é uma referencia no atendimento de urgência e emergia para todo o Piauí e outros estados do Nordeste, e consequentemente um dos maiores geradores de resíduos do estado.