CANTOTERAPIA

15 votos

Oficina realizada em 14 de outubro de 2011, na Escola de Enfermagem de Natal – UFRN

Horário: 8:30 às 11:30.

Intervenção ao grupo da Escola de Enfermagem da UFRN com a Oficina de Cantoterapia. Participaram dessa vivência 20 discentes da escola de enfermagem.

O objetivo da oficina é facilitar o acesso ao canto livre por meio de exercícios vocais, atividades lúdicas e expressivas, de modo que o canto ganhe flexibilidade, livre de técnicas a partir da predisposição e atitude de cada participante.

Cabe ao facilitador construir uma ambiência favorável para que os envolvidos no processo encontrem e expressem sua voz cantada livre de regras, métodos e técnicas, mas com consciência, emoção e domínio de sua execução.

Como Arteterapeuta aproprio-me de recursos expressivos diversos, como por exemplo, a pintura, o desenho, a expressividade vocal e corporal, além, é claro, de muita música!

Deixo nesse espaço algumas imagens registradas com o grupo do encontro com o CANTO.

Cantoterapia: "Proposta terapêutica que alia o canto ao movimento expressivo corporal, exercícios vocais e improvisações ao discurso de quem experiencia. Esse discurso pode estar na fala, no canto, na música, no movimento expressivo, na registro artístico expressivo ou até mesmo na interpretação da letra de uma música preferida. Um processo de Reconhecimento de si como à superação de obstáculos emocionais e/ou motores".