Câncer! Sentimentos, Expressão, Vivências e Humanização!
"O estigma de morte, o preconceito, o abandono e as transformações pós diagnóstico da doença, para muitos é uma trajetória certa e sem volta, para outros, as adversidades próprias da doença, significam aprendizado, resignação, doação, crescimento, superação e renascimento.
O Câncer para muitos, é uma tela negra, que pode perfeitamente se tornar colorida, á partir dos olhares, sentimentos e vivências pessoais" Ignorar essa realidade, quer seja no SUS, ou no serviço privado, é ignorar, o estrago existencial comum, que se vê exposto não só o paciente oncológico, mas também cuidadores, familiares e profissionais de saúde, que convivem constantemente, com a incerteza do desfecho da doença, e o impacto positivo ou negativo que isso possa trazer….
Assim, não só como profissional de saúde atuante em oncologia, ou como brasileiro, mas principalmente como um ser que se propõe a ser humano e viver a humanização na integralidade, faço votos, que o ex presidente Lula, seja iluminado por Deus e encontre nele forças para superar essa doença tão agressiva e assustadora que é o câncer. Acredito piamente que ele consiga passar bem por essa, afinal, trabalho com nutrição oncológica, e os relatos de quem passou pela doença, me fazem crer a cada dia que lutar é possível. Força, saúde e prosperidade ao nosso Lula.
Por Silvane Maria Caldart
Também trabalho num hospital, referência em alta complexidade em cancer, macro regiao norte do Rio Grande do Sul, Hospital Santa Terezinha de Erechim,
conviver com os pacientes e familiares exige do profissional de saude uma dose extra de carinho, amor, criatividade e bom humor. O GTH do nosso Hospital é muito atuante, permeia todas as áreas do hospital e tambem da comunidade, este ano para o Natal, muitas atividadades na Nossa Tenda Natalina. As grandes estrelas da nossa tenda, são pacientes portadores de cançer, com suas histórias, com sua experiência, com a sua musicalidade. O compartilhar nos engrandece como pessoas.Sáude à Todos