Câncer! Sentimentos, Expressão, Vivências e Humanização!

15 votos

"O estigma de morte, o preconceito, o abandono e as transformações pós diagnóstico da doença, para muitos é uma trajetória certa e sem volta, para outros, as adversidades próprias da doença, significam aprendizado, resignação, doação, crescimento, superação e renascimento.

O Câncer para muitos, é uma tela negra, que pode perfeitamente se tornar colorida, á partir dos olhares, sentimentos e vivências pessoais" Ignorar essa realidade, quer seja no SUS, ou no serviço privado, é ignorar, o estrago existencial comum, que se vê exposto não só o paciente oncológico, mas também cuidadores, familiares e profissionais de saúde, que convivem constantemente, com a incerteza do desfecho da doença, e o impacto positivo ou negativo que isso possa trazer….

Assim, não só como profissional de saúde atuante em oncologia, ou como brasileiro, mas principalmente como um ser que se propõe a ser humano e viver a humanização na integralidade, faço votos, que o ex presidente Lula, seja iluminado por Deus e encontre nele forças para superar essa doença tão agressiva e assustadora que é o câncer. Acredito piamente que ele consiga passar bem por essa, afinal, trabalho com nutrição oncológica, e os relatos de quem passou pela doença, me fazem crer a cada dia que lutar é possível. Força, saúde e prosperidade ao nosso Lula.