Fonoaudiólogas mostram experiência de Itapema em Congresso Internacional

11 votos

As fonoaudiólogas da Unidade de Atendimento Clínico Infantil (UACI) Serelepe de Itapema, Aline Nacer e Christiane Carvalho, participaram do 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, em São Paulo, no início de novembro. As profissionais mostraram o funcionamento e os resultados do trabalho realizado no Laboratório de Treinamento de Habilidades Auditivas, por meio de apresentação oral e exposição de pôster.

O objetivo do congresso foi divulgar a produção científica e tecnológica na área e capacitar a atuação fonoaudiológica junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além das fonoaudiólogas, que representaram o município no evento, as profissionais Graziela Liebel e Samira Raquel de Farias também colaboraram para a implementação do laboratório.

Funcionamento

O laboratório, por meio de um software específico, auxilia na melhora da atenção, da concentração e das habilidades auditivas de crianças atendidas pelo SUS no município de Itapema. O horário para a realização do treinamento auditivo foi organizado após o expediente habitual da UACI, a fim de controlar o ruído competitivo e favorecer o ambiente utilizado, eliminando possíveis interferências do fluxo normal dos atendimentos. A duração é de 30 minutos por sessão, com média de oito atendimentos por criança. No ano de 2010 foram atendidas 22 crianças, que também estavam em acompanhamento clínico fonoaudiológico.