PRÁTICA HUMANIZADA EM AMBULATÓRIO SUS

10 votos

    Sou Assistente Social em um ambulatório de uma maternidade pública referência para gestantes com fatores de riscos. Somos quatro profissionais desta área.
Atuo com a consciência na qualidade da oferta dos serviços e também na produção de conhecimentos, pois se trata de uma Maternidade Escola. Sou um instrumento do processo do cuidar, não me limitando apenas à prevenção de doenças, mas procurando atingir as dimensões dos direitos e construção da cidadania. Uma de minhas preocupações é com a valorização das usuárias, preparando-as para o fato de seu atendimento produzir conhecimentos para a formação profissional. Situação extremamente delicada para as mulheres protagonistas neste contexto.
 

   Nossas salas de espera, são utilizadas para atividades educativas. Inicio sempre com o acolhimento moral, através de boas vindas, gestos e atitudes receptivas, para depois evoluir para um diálogo buscando um maior conhecimento das necessidades dos usuários. Abordo também um tema sobre saúde e/ou direitos e deveres, criando assim um espaço para promoção de conhecimento e incentivo ao exercício da cidadania.
Estas ações desenvolvo articulando conhecimentos técnicos e saberes populares, utilizando métodos que, creio serem apropriados para o reconhecimento da realidade de vida e saúde, identificando meios de mudanças. Dou ênfase aos falares regionais, ou seja, uma linguagem tipicamente nordestina, facilitando a compreensão.

   Exemplifico: em um evento sobre amamentação elaborei a apresentação em forma de literatura de cordel .
Acredito em minha profissão, ela é importante e séria, classifico o meu fazer profissional como humanizado, pois a exerço através de um olhar bastante largo, usando como instrumentos o pensar, escutar, ver, compartilhar,a fala esclarecedora e a defesa da pluralidade humana.

 Honilda Camelo/ Maceió AL