ATUAÇÃO HUMANESCENTE DURANTE A PVC

13 votos

Trata-se de um relato de experiência acerca das Práticas Vivenciais do Cuidado (PVC) – estágios supervisionados, do Curso de Enfermagem da FACEX, as quais  objetivaram transcender as concepções de fragmentação do ensino e do cuidado, possibilitando um processo de construção de saberes de forma articulada, problematizadora, voltada para o conceito ampliado de saúde e o pensamento complexo.
Assim, a PVC foi pautada nos pilares teóricos da educação problematizadora de Freire (1987, 1996); da visão planetária de educação, explicitada por Morin (1999, 2004); e da importância da ludicidade no ensino dos conceitos em saúde, conforme Piaget (1978).

Dessa forma,  as atividades vivenciais foram desenvolvidas por seis discentes do V Eixo Temático (5º período) – Adriana Muniz, Débora Araújo, Edson Campos, Nazareno Arruda, Priscilla Ferreira e Marina Dantas, pela educadora supervisora Kisna Alves e pela equipe da Unidade Básica de Saúde, com ESF, das Rocas – Natal/RN.

As atividades abarcaram diversos campos do cuidado: 1) a territorialização; 2) o desenvolvimento de consultas aos usuários, envolvendo os diversos ciclos de vida; 3) a educação em saúde envolvendo o grupo de idosos e crianças (atividade vivencial sobre a prevenção do câncer de mama e cuidados com para a obtenção da saúde bucal); 4) a ambiência e organização da sala de vacina, tornando-a mais acolhedora; e 5) o desenvolvimento da Mandala Humanopoiética sobre os desafios para a concretização prática do nosso Sistema Único de Saúde.

Ao final da PVC, mesmo correspondendo a uma atuação pontual, de apenas um mês, constatamos a satisfação e vínculo com os usuários e profissionais da unidade. Simultaneamente a esse processo, ocorreu a construção dos saberes através da humanescência, ou seja, do interior do ser, da essência do humano, do belo, do sensível, do fluir, do deixar transparecer, do experienciar (CAVALCANTI,2004).

Esse resultado só foi possível pelo trabalho em equipe desenvolvido pelos discentes, pela docente e pela equipe de saúde da Unidade de Saúde das Rocas, os quais pautaram as suas atividades na interdiscilinaridade e no objetivo comum: o cuidado como um produto da nossa atuação e um direito do cidadão.

Agradecimentos mais que especiais

Agradecemos aos usuários e todos os profissionais da Unidade de Saúde das Rocas pelo acolhimento carinhoso, os ensinamentos, as experiências encantadoras do cuidado e o companheirismo de todas as horas!

Referências

CAVALCANTI, K.B. Corporeidade e a ética do sentido da vida na educação: para florescer as sementes da pedagogia vivencial. Revista Nova Atena de Educação Tecnológica, v.7, n.3, p.1-10, 2004. Disponível em: <https://www.ifma.edu.br/SiteCefet/publicacoes/artigos/revista13.7.2/Katia_Brandao_Pedagogia_vivencial.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31.ed. – São Paulo : Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. 17.ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MORIN, E. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental: Natal: EDUFRN, 1999.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9.ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2004.

SAMPAIO, A.T.L. Diário Vivencial de Enfermagem FACEX. 1.ed., Centro de ensino FACEX: Natal/ RN, 2006.