HGV discute gestão participativa e cogestão

11 votos

Gestão participativa e cogestão foram temas discutidos hoje(06) na roda de conversa realizada no Hospital Getúlio Vargas (HGV) com a participação de coordenadores de clínicas e supervisores de serviço, trabalhadores e representantes do Conselho Estadual da Saúde e do Grupo de Trabalho de Humannização (GTH)
A consultora da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Annatália Gomes, iniciou a roda trazendo o desafio de avançar no processo de humanização no HGV com mudanças no modo de gerenciar os serviços com a participação de trabalhadores e usuários. “Gerir é entender que todos somos gestores”, explicou Annatália.
Segundo ela, o importante é encontrar um equilíbrio entre as necessidades dos trabalhadores e os da gestão para que o trabalho em saúde seja mais produtivo e satisfatório para todos, “com a inclusão de sujeitos e um método de fazer coletivo”, ressaltou.
A roda foi realizada de forma equilibrada onde todos colocaram seus anseios e dúvidas em relação à cogestão. O diretor do HGV, Carlos Iglezias falou da importância de alinhar as necessidades dos trabalhadores, as expectativas dos usuários e a política do Hospital ás diretrizes da Política Nacional de Humanização.
Vários gestores e trabalhadores apontaram problemas como burocracia no acesso dos usuários aos serviços especializados, que em alguns serviços foram incorporados tecnologias, mas as relações interpessoais continuam ultrapassadas, a forma como tratar o usuário ainda precisa ser melhorada, até porque trata-se também de um hospital de ensino e que as formas de ensino devem ser repensadas.
Participaram da roda 27 gestores e trabalhadores e alguns encaminhamentos foram realizados como a data do próximo encontro e que algumas clínicas como cirúrgica, médica e nefrológica irão começar a trabalhar o processo de cogestão e clínica ampliada. Questões como a criação de um colegiado gestor estão em fase de amadurecimento.