sangue

6 votos

Um novo sistema de identificação universal de bolsas de sangue será implementado no Sistema Único de Saúde (SUS). Até o final de 2012, o Ministério da Saúde pretende classificar as 4 milhões de bolsas de sangue coletadas anualmente em hemocentros públicos nacionais pelo padrão ISBT 128.

Utilizado em grande parte da Europa, nos Estados Unidos e Japão, por exemplo, a classificação tornará mais segura as transfusões sanguíneas e padronizará a identificação do material biológico.

O padrão ISBT 128 é definido como "o RG (registro de identidade) da bolsa de sangue", diz Silvano Wendel, presidente da International Society os Blood Transfusion (ISBT), entidade que desenvolveu a técnica. “É um processo de padronização e rastreabilidade da informação”, completa Wendel, que também é diretor médico do Banco de Sangue do Instituto de Hemoterapia do Hospital Sírio-Libanês.

Pelo novo sistema, todas as bolsas sanguíneas receberão uma etiqueta e um código de barras contendo informações sobre o material biológico, como país, data e local em que o sangue foi colhido, exames pelo qual o material foi submetido, validade, classificação e descrição do produto.

fonte:Sangue doado terá etiqueta "inteligente" no Sistema Único de Saúde
10/12/2011 – 14h05
Tamanho da Letra: A A A
Agência Estado
Folha da Manhã