Manhã humanescente da Terceira Idade: Qualidade de vida e saúde

12 votos

INTRODUÇÃO: Este é um projeto de intervenção realizado pelos doutorandos do curso de Medicina da UFRN (Igor Leonardo Cardoso, Jihane Paiva e Thales Daniel Barbosa) em parceria com a SMS Macaíba, ao final do estágio supervisionado em Saúde Coletiva no município de Macaíba/RN (grande Natal), na Unidade Básica de Saúde Potengi. O público alvo do projeto foram os usuários da faixa etária a partir dos 55 anos, com o objetivo de incentivá-los, desde já, a participar de atividades destinadas aos idosos e aos usuários com mais de 60 anos. Teve como objetivo geral a promoção e proteção à saúde do idoso e como objetivos específicos: estimular maior presença dos idosos na USF Potengi, controle adequado da HAS e DM pelos idosos, atualização de vacinação e prevenção do câncer, prevenção de quedas, controle do peso corpóreo, um estilo de vida mais saudável e ativo, contando com atividades físicas e de lazer e convívio social.

METODOLOGIA: Através de vivências de territorialização, visitas domiciliares, estudos de demanda e rodas de conversa foi constatada a baixa adesão do público idoso à USF, a falta de opções de lazer para esse grupo e a grande prevalência de comorbidades, como hipertensão, diabetes e sobrepeso/obesidade. Foi, então, planejado o projeto de intervenção “Manhã humanescente da Terceira Idade: Qualidade de vida e saúde”, contando com o apoio integral da equipe da UBS Potengi e NASF. Foram realizados, em uma manhã de atividades: acolhimento humanescente, em que todos os participantes tiveram a pressão arterial, glicemia capilar, peso corpóreo e altura verificados, assim como foram distribuídos e preenchidos um cartão do idoso adaptado. Após essa primeira etapa, o grupo dirigiu-se para um centro de lazer, onde foram realizadas atividades de hidroginástica e alongamento, distribuição de panfletos educativos, exposições dialogadas sobre hipertensão, diabetes, prevenção de quedas, rastreamento de câncer de colo uterino, próstata e mama, importância da vacinação e hábitos alimentares saudáveis. Ao final, foi realizada uma confraternização, com almoço e sorteio de brindes.

CONCLUSÃO: O projeto “Manhã humanescente da Terceira Idade: Qualidade de vida e saúde” mostrou-se uma ação reconhecidamente humanescente, de baixo custo e com atuação positiva em diversos aspectos da saúde da população alvo, estimulando a mudança de hábitos de vida e melhorando o vínculo comunidade – USF Potengi. Consideramos de extrema importância a continuidades dessa intervenção em uma freqüência trimestral. Os usuários demonstraram grande satisfação em poder ter participado do projeto e afirmaram que a intervenção teve um impacto positivo em sua saúde e bem-estar.