Pacientes e Funcionários comemoram Natal no HGV

11 votos

Pacientes, familiares e funcionários do Serviço de Nefrologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) se reuniram na manhã dessa quinta-feira, 15 , para a tradicional Confraternização de Natal. O evento, que foi realizado no refeitório, contou com brincadeiras alusivas ao período natalino, sorteio de brindes e um lanche especial.

 

Segundo a coordenadora da Clínica, Celina Castelo Branco, a confraternização representa um momento que marca o comprometimento do Hospital junto aos pacientes, tanto no respeito ao tratamento quanto ao cuidado mais humanizado. "É quando podemos fazê-los um pouco mais felizes; e para que todos reflitam sobre o espíritos de natal e da luta pela vida, não se deixando abater pelas dificuldades. É uma troca de experiências e de renovação das forças”, ressaltou.

 

A emoção tomou de conta de seu Flávio Silva, que há dois anos faz hemodiálise no Hospital. "Esse é um momento especial, pois nem sempre podemos estar com nossas famílias para comemorar o natal, já que passamos 4h em uma máquina três vezes por semana. Mas aqui na Clínica esses momentos são muitos importantes, já que promovem a integração entre os pacientes. Somos uma grande família e hoje estamos comemorando a vida.", enfatizou.

 

A Clínica atende, diariamente, 42 pacientes renais crônicos para tratamento hemodialítico nos turnos da manhã, tarde e noite, que são submetidos ao processo de hemodiálise nas 14 máquinas que a clínica possui. Também dispõe de três leitos para diálise peritoneal (tipo de diálise que não precisa da máquina para circular o sangue) e 11 leitos de internação para pacientes graves.

 

Conta ainda com um ambulatório para consultas, atendimento e orientação aos pacientes que fazem a diálise peritoneal em casa. Todos os pacientes, os quais realizam 3 sessões semanais de hemodiálise, contam com transporte oferecido pelo Hospital que vai apanhá-los e deixá-los em suas residências. Para manter todo esse sistema funcionando, existe na Clínica uma sala de tratamento de água para hemodiálise que tem capacidade para sustentar um reservatório de 10 mil litros.