A caminho do Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre

13 votos

Estivemos em viagem para o São Pedro em Porto Alegre, hospital psiquiátrico de longa história. Fazia mais de dez anos que visitei o hospital pela primeira vez.  Hoje, acompanhei, a convite, a Residência Multiprofissional do Hospital Universitário e a Equipe de Saúde Mental da Emergência Psiquiátrica – local esse em que fiz meu estágio de 8º semestre (ah.. já faz um tempinho…).

Dia de muitas emoções, expectativas! O coordenador da viagem, da RMSM(Rede de Saúde Mental) também foi colega de aula 🙂 e aluno da Residência no Hospital São Pedro também. Esses dias, lembramos do tempo que praticamente nós dois nos interessávamos pelo campo, e mais um que outro da turma. Talvez por temor e o que mais? A maioria queria estagiar em cardiologia (POA), UTI e aí por diante. E, corriam na disputa, porque quem sobrava iria para a psiquiatria. Eu e o Marcelo Maia nos decidimos logo: a psiquiatria! Eu aguardava os rumores sobre os CAPS se concretizarem… mas isso eu conto depois.

***

Na chegada, um presente de encontro! (8:30h)

Uma pessoa viu o grupo e foi correndo para encontrá-los e gesticulava muito, só dava para entender que pedia muito muito alguma coisa… eu que fiquei pra trás, ouvindo as vozes por anos sufocadas, aproximei-me… Achei que era uma faca quebrada e ele se exclamava, apontava e o Marcelo disse a ele para pedir ajuda no prédio… e eu já passando o braço nele, ganhei o instrumento! Só então compreendi que se tratava de uma gaita!!!!! Aberta de um lado e era isso que ele quase chorava. Comecei a rir muito com ele e já me comprometi. No prédio onde a "equipe nos aguardava", eu procurei clips e tesoura… encontrei também uma faca… A enfermeira psiquiátrica preocupada com o sucesso da visita, perguntava se eu não iria perder toda a reunião…………. trabalhamos os dois por muitos minutos, ele no riso e eu maravilhada, descobrindo outros talentos. Que alegria!! Não se pode registrar o rosto das pessoas ali, "não é permitido", mas vocês já podem imaginar a cena mais hilária!!

E eu fiz o melhor que pude!!

Não resisti e desmontei o pendrive da rhs (rsrs), para colocar o cordão na gaita dele, ficou liiiiinda, vejam!

E nem precisa dizer a felicidade dele!! Fiz um vídeo do som que ele tirou depois… a foto está no agito dos muitos pulos e risos que ele me retribuiu.

Ahhh, foi a melhor meia reunião que já perdi…

***

Depois da reunião, ao perceber que nos aproximávamos, o som foi tirado com cuidado, tremendo a nota com emoção. Nem sabia que se podia tocar gaita de boca sorrindo…

… 

Ele diz "a gaita"!!

 

 ***

Conhecer os "moradores", as unidades de internação, o museu do HPSP e a "morada", histórias que contaremos em outros posts…