Comitê de Humanização no Piauí se reune para confraternização e avaliação

14 votos

Um Encontro marcado pelo clima de Natal foi o que aconteceu ontem(21) na roda de conversa no Hospital Getúlio Vargas (HGV\PI) com a presença dos membros do Comitê Estadual de Humanização e o GTH do hospital. A roda foi para se confraternizar e avaliar o trabalho realizado este ano e as perspectivas para 2012. A consultora da PNH, Annatália Gomes estava presente junto com o gestor do HGV, Carlos Iglezias Oliveira.

A roda iniciou com o relato da Apoiadora Ioli Piauilino sobre o Encontro Nacional de Humanização realizado em Brasília, em novembro. Segundo ela, o momento da Humanização é o momento em que o Sistema de Saúde se organiza em rede, inclusive com o aporte de recursos para fortalecimento da atenção básica e urgência e emergência. “A perspectiva da PNH é se alinhar nos diversos serviços e programas para avançar na melhoria da assistência e gestão”, explicou.

“Os desafios para 2012 são muitos. A PNH vem mais afirmativa e com diretrizes e dispositivos claros. Onde os diversos sujeitos são protagonistas e todas as falas devem ser ouvidas. A PNH vem com força, acolhendo as diferenças, não tolerando nenhum tipo de discriminação e incentivando a cogestão”. Na seqüência, Annatália Gomes fez uma fala breve sobre a PNH, retomando em especial o sentido de fomentar o protagonismo e autonomia dos membros do Comitê Estadual de Humanização, com o objetivo de construir espaços coletivos de gestão e um olhar crítico nos processos de trabalhos nas instituições.

Estavam presentes na roda, os membros do Comitê Estadual de Humanização do Piauí, o Grupo de Trabalho de Humanização do HGV e gestores locais. Depois da roda, todos participaram de uma breve confraternização com sorteio de presentes e um lanche. Neste clima de reflexão e festa, o Grupo compartilhou experiências e perspectivas para 2012. Também no clima de Natal, a apoiadora Emília Alves foi parabenizada pelo seu cargo de editora da rede humanizaSUS.