HUT realiza confraternização de natal para crianças internadas na pediatria

10 votos

O Hospital de Urgência de Teresina Dr Zenon Rocha, realizou nesta quarta-feira, 21, a Confraternização de Natal da Pediatria, que contou com apresentação do Teatro de bonecos da Cia do Riso, dinâmica “Ler brincando”, com musicas, brincadeiras e pinturas, alem da entrega de presentes para todas as crianças internadas no setor.

Uma campanha de doação efetuada entre os funcionários da pediatria do HUT garantiu a aquisição dos presentes. Segundo a gerente de enfermagem da pediatria do HUT, Mércia Cassandra, estas ações “são fundamentais para as crianças, e inexplicável para a gente ver estas crianças sorrindo, alem de aumentar a proximidade entre o corpo de funcionários do hospital e as famílias, para com mutua cooperação as crianças se recuperarem o mais rápido possível. Com estas confraternizações elas esquecem a dificuldade da doença e o clima hospitalar e se divertem com o momento”.

Marlene Evangelista, coordenadora do projeto “Ler Brincando”, gerenciado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, defende que projetos como este, “é de grande importância para a reabilitação das crianças. Fazemos tudo a partir da brincadeira, mostrar a magia da leitura e mexer com a imaginação delas, através da pintura, musica e interpretações”.

Atividades de confraternização são ações utilizadas pela pediatria, pois a realização de atividades lúdicas para as crianças ajudam a integrá-las à equipe de saúde e proporcionam lazer, minimizando o desconforto da internação e uma recuperação mais rápida. Valdira Alves, mãe da criança C. A., de 13 anos, diz que ficou muito feliz com a atividade pois, “é divertido para as crianças e, faz com que esqueçam um pouco o ambiente hospitalar”.

Nesta quinta, dando continuidade às atividades, o papai Noel estará entregando presentes para as crianças, que também poderão assistir a apresentação do Coral Nossa Senhora de Fátima Omaita, do bairro Alegria, com o Maestro Alcides Valeriano.