A mostra deu muito certo, sensibilizou, provocou o interesse das pessoas em conhecer mais a PNH.
Dispertou interesse em participar da mostra aos que não estiveram seus setores representados nos banners.
Os depoimentos de trabalhadores e usuários foram bastante emocionantes.
A repercurssão foi grande e a mostra continua no ano de 2012.
4 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Oi Galera,
Cara Emília, agradecemos pelo contato e pela parabenização.
A sugestão da mostra surgiu em um dos encontros da Camara Técnica de Humanização do HUCAM, neste encontro a discussão maior era visita aberta porém em meio a discussão de como sensibilizar a comunidade do hospital com relação á visita aberta, um grupo sugeriu "que tal fazermos um movimento cujo foco não fosse a visita aberta, mas sim alguma coisa desse mais visibilidade e fortalecesse a CTH antes de falar da visita aberta, dai as idéias foram surgindo…..uma exposição? rodas de conversas nos setores diversos? barracas na pracinha do hospital apresentando vídeos, cartazes e outros? e assim foram surgindo propostas até que alguem disse.. O SUS que dá certo é um dispositivo que tal alguma coisa falando do hospital que dá certo? a discussão rolou até chegar na 1ª mostra "O HUCAM QUE DÁ CERTO".
Assim fomos traçando os objetivos, além do objetivo inicial que era de dar visibilidade e fortalecimento á CTH/HUCAM a mostra objetivou dar visibilidade aos diversos serviços prestados pelo HUCAM e que muitas vezes são desconhecidos pela sociedade e até mesmos pelos trabalhadores da própria instinuição.
Objetivou também valorizar as equipes que trabalham com dedicação, compromisso, carinho e muita responsabilidade.
Outro objetivo foi provocar os que por algum motivo estão meio que desanimados.
Definido os objetivos, dividimos os grupos e as tarefas, os grupos se reuniam uma vez por semana e se comunicavam via email.
um grupo mapeou todos os serviços do hospital, outro grupo elaborou os memorandos, um para o Diretor Superintendente falando da mostra, pedindo autorização e apoio para realizá-la e outro memorando para os serviços, esse explicando a ação a ser desenvolvida e convidando-os a participarem enviando material para confeção dos baners.
A coordenação da CTH ficou responsável para receber o material e em seguida fez um mutirão para elaboração das mídias.
O subsídio financeiro para confecção dos baners veio da fundação de apoio ao HUCAM.
Os convites foram feitos por e-mails, cartazes, página da web da UFES e jornal informa da UFES e corpo a corpo pelas pessoas que estavam envolvidas na organização da mostra.
Outra estratégia de divulgação que nos ajudou muito foi o contato com o pessoal do DRH/UFES e eles disparam o convite via email dos servidores.
Programamos a abertura da mostra com a fala do Diretor e após a fala, apresentação de músicas pelos talentos do hospital.
A mostra foi organizada no corredor maior do hospital por onde todos passam e os baners ficaram expostos 24 horas por dia durante uma semana.
Durande o dia ficavam duas pessoas apresentando vídeos diversos, inclusive as pípulas do HUMANIZASUS, o cordel e outros.
Além de apresentar os vídeos as pessoas acolhimam os visitantes explicando sobre a mostra e sugerindo que assinassem a lista de presença e deixassem o depoimento (opcional).
O resultado está sendo para além da nossa expectativa, as provocações foram muitas, temos recebido retorno de todos… (gestores, usuários, trabalhadores e movimentos sociais).
Estamos sendo acionados para apoiar ações em setores diversos.
Os serviços que não responderam ao convite para participar da mostra estão sensibilizados a participarem da próxima.
Estamos com muita demanda para o próximo ano e a nossa análise é que a visita aberta será recebida com menos resistencia após o fortalecimento que a mostra proporcionou a Câmara Técnica de Humanização do HUCAM.
Espero ter atendido as suas dúvidas e estou á disposição para outras contribuições se necessário.
Abraços
janildes I. Santos
Coord. CTH/HUCAM
Por pamelamazz
Por Câmara Técnica de Humanização do HUCAM
Muito bom