Trupe da Saúde (ESF do Parque dos Coqueiros)

14 votos

A Trupe da Saúde  da ESF do Parque dos Coqueiros  tem como dinâmica de atuação o método Augusto Boal de Teatro e Terapia provocando no interlocutor a interação na cena, do qual passa a conduzi-la em dado momento definindo para sí o desfecho final. Tem como Coordenador o Agente Comunitário  de Saúde Djairo Alves. O grupo é formado por Agentes de Saúde (Djairo Alves; Edna Suely; Francisca das Chagas; José Luiz (ASG); Hildeth Fernades; Hilzeth Fernandes;  Maria Luisa  e colaboradores).

Os temas são definidos conforme a observação dos agravos sociais em voga como por exemplo: Violência de Gênero (Entre tapas e beijos) ; Dengue  e Higiene doméstica ( A casa de Dona Sujana);  Psicodependência (Além das Janelas); Acolhimento Humanizado (A caixa de sugestões); Cuidadores de idosos com dependência (Dona Micarla e Senhora Saúde) dentre outras.

"Utilizamos esta estratégia lúdica como ferramenta provocativa, conduzindo o espectador à reflexão de suas atitudes e sentimentos", diz Djairo Alves.

O grupo nasceu da necessidade de se buscar elos mais substânciais com os usuários  e nessa aproximação, pudesse propiciar o construtivismo no processo saúde-doença. As representações ocorrem nas reuniões temáticas das demandas assistidas na Unidade de Saúde, também  nos  eventos de cunho geral, em escolas e instituições diversas quando solicitados. Temos uma assessoria multifuncional que nos apoia nos aconselhamentos e opniões valorativas como por exemplo: Direção da USF; Enfermeiros; Técnicos de enfermagem; Psicóloga (Socorro Cunha), dentre outros.

Não obstante, os próprios componentes arcam com a logística dos esquetes montados, ora nos reiventamos, ora nos solidarizando para tão somente motivar o ambiente de trabalho pela arte de representar.

 

Texto: Djairo Alves