POLICLÍNICA COSME E SILVA IMPLANTA SERVIÇO DE ACOLHIMENTO POR CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

10 votos

Na ocasião da Reinauguração da Policlínica Cosme e Silva (PCS), uma das Unidades referencia na zona oeste de Boa Vista, onde são atendidos pela emergência em média 600 usuários/dia, foi implantado o serviço de Acolhimento por Classificação de Risco.
O objetivo é organizar o fluxo de pacientes que procuram a unidade garantindo-lhes atendimento resolutivo e organizado por meio de uma primeira atenção qualificada que priorizará o atendimento aos casos de maior risco e sofrimento.
Médicos e enfermeiros foram treinados e capacitados para avaliar o grau de urgência das queixas de pacientes e coloca-los em ordem de prioridade para o atendimento.
O serviço foi apresentado a todos servidores da instituição e fixado em todos os setores e coordenações um cartaz contendo as prioridades do atendimento.
Foram instalado na unidade banner explicativos da Classificação de Risco e realizado a distribuição de panfletos com o significado de cada cor (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul) para que os usuários entendam as prioridades do atendimento.
O objetivo é que todos (gestores, trabalhadores e usuários) entendam o Serviço e que possam ser apoiadores no processo de implantação do Acolhimento com Classificação de Risco na unidade.
No processo de implantação dos dispositivos da PNH, Roraima tem contado com o apoio do MS, atualmente com o consultor para a região norte Jamison de Oliveira e Terezinha Moreira.