Pacientes esperam menos por Raio-X em Itapema

11 votos

A avaliação dos exames de Raio-X no Hospital Municipal Santo Antônio de Itapema será feita em menos tempo a partir dos próximos dias, pois o processo foi adaptado para que o radiologista possa fazer encaminhamentos online. O aparelho digitalizador de Raio-X, que permite o novo sistema, foi adquirido pelo Governo Municipal em novembro de 2011 e representa um investimento de R$ 136 mil, com o objetivo de garantir agilidade e precisão nos exames. A compra do novo digitalizador faz parte do projeto de renovação do hospital, que inclui reformas estruturais, investimento em novos equipamentos e abertura da maternidade.

O novo digitalizador, modelo AGFA CR 35-X, proporciona melhor zoom e contraste, o que facilita na detecção de fraturas. A técnica em radiologia Pricila Zeneti destaca ainda a economia de filmes, pois a máquina possibilita a inserção de várias incidências na mesma lâmina. “Através do monitor, podemos girar, aumentar, diminuir, escurecer ou clarear as imagens. Além disso, elas ficam armazenadas por até 30 dias no sistema. Já o tempo médio de revelação varia entre 3 e 5 minutos, em comparação a quase 8 minutos no equipamento antigo”, explica.

Em recente visita ao Hospital, o secretário Estadual de Saúde, Dalmo Oliveira, considerou o equipamento como o mais moderno no sistema público de saúde da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), que compreende 11 municípios. Já o secretário de Saúde de Itapema, Roberto Carlos Ruiz, lembra que além de elevar a qualidade dos exames, o novo aparelho ainda contribui para a melhora do meio ambiente. “Este digitalizador dispensa uma série de produtos químicos necessários para a revelação do raio-X tradicional”, complementa.