Legalização da Maconha: Proibição e Saúde Pública

12 votos

 

 

 

Bom dia…

Estou aqui novamente para compartilhar outro vídeo, mais uma produção do "Coletivo Projects". Esse é apenas o primeiro vídeo relativo ao debate sobre a Legalização da Maconha, realizado em outubro de 2010 pela Folha de São Paulo. O debate foi composto por Marcus Susskind, Maria Lucia Karam, Renato Malcher, Ronaldo Laranjeira e Sidarta Ribeiro. No debate intitulado "Proibição e Saúde Pública", destacam-se as posições contrárias de um lado, do psiquiatra Ronaldo Laranjeira, e de outro, do neurocientista Sidarta Ribeiro e da ex-Juíza Maria Lucia Karam. A provocação para o debate foi: "flexibilizar não seria um mal menor do que chamar alguém de criminoso por usar a droga?".

Ronaldo Laranjeira, acha que esse debate é "quase" irrelevante do ponto de vista de saúde pública. Sidarta e Maria Lucia discordam ao afirmar que o Proibicionismo afeta diretamente a saúde pública, em termos da pureza da substância (que fica comprometida em função da ilegalidade), da violência… A violência, natural em um mercado ilegal, provoca mortes de usuários, e mortes de pessoas são problemas sim de saúde pública… Quem trabalha e se (pre)ocupa com saúde, também se preocupa com vida… 

Afinal de contas, o debate sobre o proibicionismo interessa à saúde pública? De que saúde estamos falando quando excluímos essas discussões do nosso cotidiano?

Enfim, questões que me preocupam e estou compartilhando aqui com vocês…

Segue o link do vídeo. Um abraço a todos!