Oficina de Formacao em Metodologias Participativas de Pesquisa em Saude 2 dia

16 votos

Ola pessoal,

Estamos no segundo dia da Oficina  de Formacao em Metodologias Participativas de Pesquisa em Saude na UFSC, em Florianopolis.

Agora contamos com a presenca do Gustavo Nunes Coordenador Nacional da Politica Nacional de Humanizacao da Atencao e da Gestao do SUS (PNH).O grupo considera esta participacao nao so como um reconhecimento da importancia desta iniciativa, como uma demonstracao de apoio e desejo de composicao com o nucleo tecnico da PNH, universidades UFSC, UNESP, UFRGS envolvidas, e secretarias estaduais (SC, RS, SP).

Continuamos em roda com Eduardo Passos conhecendo mais sobre a pesquisa avaliativa de quarta geracao.

Como produzir uma avaliacao efetivamente participativa? 

Eduardo compartilha conosco sua experiencia de uma pesquisa em parceria UFF UNICAMP de avaliacao do SUS – projeto de pesquisa avaliativa da rede de atencao psicossocial dos caps de Campinas SP de 2006 – 2007 que esta descrita no livro:

PASSOS, E., Benevides, R, Goncalves, L, SOUZA, T. P., TALLEMBERG, C., Carvalho, H F, Alvarez, A P, Costa, L C A dimensão instituinte da avaliação In: Pesquisa avaliativa em saúde mental. Desenho participativo e efeitos da narratividade ed.Campinas : Hucitec, 2008,

A partir deste compartilhamento os comites de pesquisa Catarina, Gauderio e Paulista colocam em analise as diretrizes da pesquisa a partir de reflexoes profundas sobre o desafio do modo de fazer uma pesquisa efetivamente participativa.

Vamos seguindo nese desafio!

Bjs Patricia S C Silva

Florianopolis SC