A MATERNIDADE EVANGELINA ROSA ENTRA NA FOLIA

13 votos

 No dia 11 de fevereiro de 2012, o Banco de Leito Materno da Maternidade Dona Evangelina Rosa entrou na folia do Corso do Zé Pereira, promovido pela prefeitura de Teresina, levando a campanha de doação de leite humano para a avenida.

 O corso já é uma tradição do carnaval de Teresina, e pela apresentação do maior desfile de carros numa prévia carnavalesca, entrou para o livro de recordes de 2012 do Guiness Book, como o maior corso do mundo.
 
Numa perspectiva de possibilitar uma maior visibilidade do BLH e fortalecer a campanha de doação de leite humano, a equipe de profissionais do Banco de Leite se  inscreveu no evento com o carro tema: "BLH na folia! Doe leite e salve vidas!”.
 
Durante todo o percurso do corso, a alegria e a animação do grupo despertou a atenção  do público presente, que de forma alegre se interagiu com os profissionais.
 
 Na decoração alegórica, o grupo procurou ressaltar a importância do leite humano para o bebê.
 
O leite materno é o melhor alimento para o bebê em seus primeiros meses de vida por proporcionar o crescimento e desenvolvimento saudável. Para a mãe que amamenta, também há vantagens indiscutíveis, como ajudar a emagrecer e recuperar o formato do corpo mais rapidamente.
 
Vale destacar alguns motivos para que o bebê seja amamentado pelo menos nos 6 primeiros meses de vida:
 
·         O aleitamento materno é adequado, completo e suficiente para o bebê. É completo, porque contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, água e proteínas. Todos nutrientes apropriados para o organismo do bebê;
·         Possui também, muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não é encontrado no leite de vaca;
·         É produzido especialmente para o estômago da criança, por isso apresenta mais fácil digestão;
          Cria um laço entre mãe e bebê. O olhar, o cheiro, o contato entre a pele da mãe e a do filho criam um vínculo  único entre os dois;
          A mãe perde peso e o bebê ganha. A mãe que amamenta consome de 200 a 500 calorias por dia para produzir o leite. Isso a ajuda   perder alguns quilos ganhos durante a gestação. Enquanto isso, o bebê ganha o peso adequado.
 
O aleitamento materno também beneficia a família da criança, é econômico e prático, diminui o sangramento da mãe após o parto, faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal e diminui o risco de câncer de mama e ovários.
 
Raimunda Modestino – GTH/MDER
Emília – GTH/HILP