RORAIMA REALIZA OFICINA SOBRE DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DO SUS

11 votos

 A oficina faz parte do processo de sensibilização e seleção para o Curso de Formação de Formadores para a Politica Nacional de Humanização da Atenção e Gestão da Saúde. O curso tem inicio previsto para maio de 2012.
O evento foi realizado no dia 14 de fevereiro de 2012 e houve a participação de gestores, trabalhadores e usuários. Na ocasião, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Antônio Leocádio Vasconcelos Filho, destacou a importância do envolvimento dado à humanização em sua gestão. Ressaltou que acredita na política como peça fundamental para melhoria da qualidade da atenção e gestão da saúde estadual.
A Oficina também contou com a participação do Secretário do Município de Caracaraí, Sr. Gleison Sabóia Teles e trabalhadores de unidades municipais de saúde.
O Consultor da PNH/MS, Jamison Pereira Nascimento, conduziu a oficina abordando os processos de trabalho e suas interfases com os direitos e deveres dos usuários. Foi discutida em grupos a Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários de Saúde, que é a Portaria 1.820 de 13 de agosto de 2009.
A Assessoria Estadual de Humanização vem buscando fortalecer a PNH no Estado e este tem sido um trabalho conjunto com o Ministério da Saúde, Secretária de Estado da Saúde – SESAU/RR, Colegiado Estadual de Humanização, Grupo Condutor do Curso de Formação de Formadores para a PNH e Escola Técnica do SUS- ETSUS, que visam qualificar a prestação dos serviços de saúde, oferecendo um espaço democrático de avaliação e educação continuada para gestores e trabalhadores.