Prefeitura de Campo Grande/MS prepara lançamento da Carta de Serviços de Saúde

13 votos

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI), está programando para os próximos dias o lançamento da Carta de Serviços da Saúde – Relação das Ações e Serviços da Secretária Municipal de Saúde Pública de Campo Grande/MS – que será disponibilizada amplamente no site da Sesau, no portal da Prefeitura de Campo Grande/MS.

Carta de Serviços de Saúde – Relação das Ações e Serviços da Secretária Municipal de Saúde Pública de Campo Grande/MS está embasada no Programa Nacional de Desburocratização e Gestão Pública (Gespublica), Política Nacional de Humanização do SUS (HumanizaSUS), Política Nacional de Gestão Participativa (ParticipaSUS), Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e Relação Nacional das Ações e Serviços de Saúde (Renases), normativa do Decreto Federal nº 7508/2011, que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), planejamento e assistência à saúde e articulação interfederativa.

De acordo com a equipe de apoiadores institucionais da Coordenadoria da Política de Humanização do SUS e Gestão Participativa, as informações que estarão no site também vão ser disponibilizadas em folders e fichários nas unidades de saúde que prestam ações e serviços ao SUS. A Carta de Serviços da Saúde têm por objetivo informar aos cidadãos: quais as ações e serviços prestados a população usuária do SUS; como acessar e quais critérios de acessibilidade e obter esses serviços; quais são os compromissos e responsabilidades com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.
O site da Carta de serviços da Saúde é o principal canal de comunicação, o qual será atualizado pelas diretorias, coordenadorias e serviços da Sesau de forma dinâmica com foco no usuário do SUS.

“Esse portal virá para melhorar e dar mais qualidade ao atendimento na rede, além de facilitar a veiculação de informações precisas e corretas”, considera Juarez Arantes, gestor em saúde da Sesau e que também está à frente de um programa de rádio direcionado às UBS do município.

“Acredito que será um site agradável, que vai agilizar as informações sobre saúde e facilitar a vida dos usuários”, opina Marcos Vinicius Carvalhal, técnico da Sesau e integrante da equipe de Juarez, que elabora os spots de educação em saúde.

Marcos de Oliveira, técnico da Sesau, é outro funcionário da pasta que defende a criação do site. “É uma ideia necessária. O portal vai difundir informações e orientar o usuário”.

O conteúdo que será divulgado no site está sob a responsabilidade do Grupo de Trabalho da Carta de Serviços da Sesau publicado no Diário Oficial nº 3402 Resolução SESAU n 1170, 23/11/2011, com apoio institucional da Coordenadoria da Política de Humanização do SUS e Gestão Participativa, Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI)

Fonte/Autor: Júlia Torrecilha Mtb/MS 197 e Assessoria Sesau

https://www.capital.ms.gov.br/cgnoticias/noticiaCompleta?id_not=16297