Profissionais da Saúde participam de roda de conversa sobre a Clínica Ampliada no HGV-PI

13 votos

Os profissionais de saúde do Hospital Getúlio Vargas (HGV-PI) participaram de mais uma roda de conversa com o tema “Clínica Ampliada”. O encontro aconteceu durante a manhã , na Clínica Nefrológica, com a presença da coordenadora da Clínica, Celina Castelo Branco, membros do Grupo de Trabalho de Humanização-GTH, chefe do Serviço Social, Ildeth Carvalho e também de alguns profissionais de saúde e acompanhantes do Hospital.
O processo da Clínica Ampliada vem sendo discutido no HGV com o apoio da consultora do Ministério da Saúde, Annatália Gomes e desde então vem sendo realizado discussões com a participação dos profissionais da Clínica Nefrológica, Médica e Cirúrgica.

A roda de conversa foi realizada de forma aberta, onde todos os membros colocaram sua opinião e foi vista como um espaço para discutir as necessidades, compartilhando ideias e sugestões”, disse a coordenadora da Clínica Celina Castelo Branco.

Na ocasião, foi discutido a constituição da clínica, o psicólogo, Werner Costa, explicou porque esta precisa ser qualificada para cuidar das pessoas. A partir daí, foi ressaltado a importância do modo da assistência aos usuários, as formas como são tratados os pacientes e conduzidos. O acompanhante, Osnando Araújo, falou da importância de toda equipe acompanhar o tratamento, pois cada um tem seu papel.
A enfermeira da Clínica Cirúrgica, Eliracema Alves, enfatizou que as rodas de conversas são essenciais para colocar as pessoas para pensarem melhor sobre a maneira como trabalham, e se houver necessidade modificar o tipo de atendimento.

“O momento foi excelente, pois é uma oportunidade de estarmos debatendo, explicou Celina Castelo Branco. O Psicólogo Werner Costa, disse que “a ideia é que a atenção ao usuário deve ser centralizada em suas necessidades para que o profissional saiba o que o paciente precisa”.